5 áreas do direito que estão em ascensão


agosto 31, 2020 · admin

Frequentemente, o curso de Direito aparece entre os mais procurados nos vestibulares de todo o país. Por ser uma área do conhecimento ampla, já durante a graduação, abre muitas possibilidades para os futuros profissionais. Alguns já saem da universidade com a certeza de qual área do direito seguir. Outros ficam por um tempo perdidos em meio a tantas opções. Devido a grande concorrência no ramo é preciso estar atento às tendências e pronto para aperfeiçoar ou adquirir novos conhecimentos.

O direito é uma profissão em constante evolução, que tem se inovado, adotado a tecnologia como ferramenta de trabalho e, por isso, tem gerado novas áreas e novas oportunidades.

Selecionamos abaixo, áreas do direito que estão em ascensão e podem valer o investimento. Confira:

 

1. Compliance

Com a entrada da Lei Anticorrupção, as instituições passaram a prestar mais atenção em questões como ética corporativa, auditoria interna e código de conduta. Com isso, a especialização em compliance e ética está entre os principais ramos do Direito.

Quem opta por essa área é capaz de trazer mais transparência às transações e aos processos da companhia, de forma a garantir que tudo esteja dentro da legalidade.

Sua função é identificar riscos, internos ou externos, e estruturar estratégias para reduzi-los. Além disso, implanta normas processuais, presta suporte a equipe e participa ativamente de auditorias, a fim de assegurar a conformidade da empresa as normas e regulamentações vigentes.

 

2. Direito digital

A popularização do uso da internet alavancou o direito digital. Se há décadas era impensável a massificação de determinadas aplicações por meio dessa ferramenta, como comunicação em tempo real, comercialização de bens e serviços, opções de lazer e interatividades, hoje tudo isso e muito mais já é realidade e o campo jurídico precisa acompanhar essas mudanças.

Após a aprovação do Marco Civil da internet (Lei nº 12.965), regulamentação fundamental para a organização da vida em meio digital, essa área vem passando por reformas e adequações.

Com isso, pode-se dizer que essa é uma das melhores áreas do direito para quem pensa em ter mercado para atuação por um longo período. porém, o maior desafio está em acompanhar as mudanças das disposições legais, que ainda estão em “formação”.

 

3. Direito do trabalho

O direito do trabalho pode não ser tão popular entre os jovens advogados. Porém, devido a tantas mudanças advindas da reforma trabalhista (Lei 13.467), essa área ficou bastante movimentada.

Essas mudanças recentes do setor têm gerado muitas dúvidas por parte das empresas e esse cenário faz com que o direito do trabalho se torne bastante favorável para os advogados e escritórios que atuam com serviços consultivos. Em relação à atividade em si, é uma área em que o grande diferencial é a capacidade de realizar uma boa audiência.

 

4. Direito tributário

Há uma reclamação recorrente no mundo corporativo como um todo quanto à complexidade da tributação no Brasil. É, inclusive, comum ouvir afirmações de que as empresas destinam um tempo precioso e o quadro de pessoal para conseguir apurar o valor devido em impostos.

Isso faz com que os advogados tributaristas ganhem uma posição de destaque no mercado, tornando a advocacia tributária uma área conhecida como bastante promissora. Como se trata de um profissional que tem como objetivo gerar caixa e cortar custos, no atual cenário econômico, o advogado tributarista é bastante valorizado.

 

5. Direito empresarial

O direito empresarial refere-se à atuação do chamado advogado de empresa ou advogado corporativo. Esse profissional fica responsável por defender os interesses das organizações que representa, nos moldes de uma assessoria jurídica.

Essa é uma das áreas do direito que oferece um campo de atuação bastante dinâmico. Afinal, as atividades das empresas são bem diversas entre si. Ao mesmo tempo, isso acaba exigindo do advogado estudo aprofundado sobre diversas demandas e assuntos.

 

Citamos áreas promissoras do setor privado, que a cada dia se torna mais ampla, abraçando profissionais dispostos em se especializarem. Mas não podemos deixar de fora as áreas do direito no setor público, como a Promotoria, Defensoria pública, Magistratura e Procuradoria que possuem uma média de remuneração bastante atrativa.

 

Qual a melhor área para atuar?

Neste artigo você viu as áreas do direito em ascensão. É importante, na hora da escolha, lembrar que estamos em uma sociedade dinâmica que exige que o direito se adapte para atender às novas demandas.

Como você pode perceber com este conteúdo, o direito digital é um exemplo, já que surgiu e ganhou força como consequência do aumento do número de crimes virtuais. Mas, em maior ou menor grau, todas as áreas sofrem alterações à medida que a sociedade muda.

Por isso mesmo, para escolher uma entre as diversas áreas do direito é preciso entender que as mudanças vão acontecer e ter disposição para se adequar a elas.

No setor privado não faltam possibilidades de atuação para os profissionais do Direito. O segmento é bastante dinâmico e reage às constantes mudanças pelas quais passam as leis e o próprio mercado.

Tenha em mente que independente do tempo de formação o direito permite que você se adeque e mude de área quando achar pertinente, desde que se especialize.

E para que você se dedique ao máximo a função que escolher, a Accountlaw, cuida de toda a burocracia contábil do seu CNPJ. Conte com toda a experiencia da Vers em uma vertical especializada no setor jurídico.

Para saber mais sobre nossos serviços, fale com um de nossos consultores e veja o que podemos fazer por você.

QUERO FALAR COM UM CONSULTOR ACCOUNTLAW

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Conheça nossos E-books gratuitos