Abrir um negócio não é um processo tão simples quanto parece e sem os preparativos necessários para abrir uma unidade de franquia, é possível que se sinta um pouco perdido.
Por isso, separamos estas instruções para iniciar seu negócio e garantir que suas chances de insucessos sejam minimizadas.
O primeiro passo é entender o que você espera desse processo e onde quer chegar. O que te atrai na abertura de um negócio como franqueado? Por que esse setor? Você se adapta bem a um sistema de negócios pré-estabelecido?
Saber como se preparar para abrir uma franquia envolve muitos aspectos a serem considerados. Podemos destacar:
Escolha um consultor de franquia para auxiliá-lo: apesar de todas as informações disponíveis online, ainda é uma boa ideia pedir a ajuda de um consultor de franquias para orientá-lo no processo.
Assim como um agente imobiliário é um bom aliado na compra de uma casa, um consultor de franquia tem conhecimento específico do setor e pode relacionar tópicos possivelmente complicados de uma maneira mais compreensível.
Um consultor de franquia também pode potencialmente evitar que você enfrente armadilhas que podem acontecer sem o conhecimento deles.
Isso é muito importante para quem quer se preparar para abrir uma unidade de franquia.
Que tipo de negócios sua área pode sustentar e quais são os tipos de empresas que você deseja abrir? Os governos federal e estadual fornecem acesso gratuito a estatísticas e outros dados.
Use as informações coletadas para corresponder à sua situação pessoal e ao ambiente de negócios da sua área com um sistema de franquia adequado.
Depois de restringir sua pesquisa a alguns concorrentes fortes, solicite o plano de franquia dessas empresas.
Depois que a franquia decidir que você pode ser uma boa opção para o sistema deles, eles enviarão uma cópia do documento de divulgação de franquia (FDD). O FDD dará uma visão ainda mais profunda de seu sistema de negócios.
Muitas vezes, os franqueados podem assistir a apresentações sobre o franqueador e ele pode fazer perguntas.
Se feito no escritório corporativo, um tour pelos diferentes departamentos e apresentações ao pessoal de treinamento e suporte do franqueado são comuns.
Se você quer saber como se preparar para abrir uma unidade de franquia, esse tópico é muito importante.
Dentro do FDD fornecido pelo franqueador provavelmente haverá uma lista de todos os franqueados atuais em seu sistema. Encontre alguns que estão perto de você e faça-lhes uma visita.
Eles estão satisfeitos com o suporte do franqueador? A realidade do negócio está de acordo com as expectativas anteriores (financeiras e outras)?
Depois de ter decidido, você terá todas as informações necessárias para concluir um plano de negócios e apresentá-lo a possíveis financiadores. Existem inúmeras opções de financiamento para você considerar.
Lembre-se, você precisará de reservas de caixa suficientes para cobrir as despesas até o início da atividade para ter algum um lucro, pode levar semanas ou meses.
Se o franqueador estiver disposto a negociar determinados termos (como os parâmetros de aluguel), é aconselhável procurar um advogado com experiência específica em franquias para encontrar as melhores soluções para sua situação.
Se o franqueador tiver um contrato de franquia rígido, isso não é motivo de preocupação. Lembre-se, as franquias são baseadas em um sistema comprovado e consistência da marca.
E se não segui-lo pode acabar tendo o contrato rescindido. Saber como se preparar para abrir uma unidade franquia é algo fundamental para quem deseja alcançar o máximo do potencial e sucesso de seu negócio!
Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube