Acompanhe essas 5 métricas e mensure a saúde financeira do seu negócio


setembro 22, 2014 · admin

Os gestores sempre são questionados sobre os dados de desempenho da empresa quando devem dar um retorno a investidores, sócios ou acionistas. Liquidez, fluxo de caixa, margem de venda. São tantos indicadores que fica difícil saber qual o mais importante. Abaixo vamos listar 5 métricas financeiras capazes de avaliar a saúde financeira da sua empresa.

Fluxo de caixa

É sem dúvidas uma das métricas mais importantes e deve ser seguida de perto. O fluxo de caixa é a diferença entre a entrada e saída de capital da empresa. Se é positivo, quer dizer que tem mais dinheiro entrando do que saindo, isso é ótimo. Quer dizer que a empresa tem liquidez e poderá responder rápido a uma dívida que surgir de última hora. Lembre-se que sem a liquidez adequada uma empresa pode ser incapaz de atingir seu potencial pleno e ter problemas para crescer.

Crescimento da receita

Avaliar e estimar o crescimento da receita é um processo complicado e desafiador. Muitas vezes é baseada em suposições e não leva em conta os acontecimentos inesperados da economia. Essa métrica obriga a ter em conta as médias de crescimento da indústria como um todo, a participação no mercado e as estratégias de preços da indústria. Estudando o histórico desses valores, essa métrica pode fornecer um indicador bem confiável para julgar o desempenho do seu negócio e o crescimento médio que se pode esperar.

Margem Bruta

A margem bruta mede a rentabilidade das vendas depois que se desconta tudo que devia (custo, impostos etc). É o que se ganha efetivamente e é uma boa métrica para os investidores avaliarem a viabilidade de um negócio. É ela que vai mostrar o quão a empresa é eficiente e bem estruturada. O gestor deve fazer de tudo para aumentá-la de forma progressiva. Ciclos de avaliação periódica precisam ser implementados para garantir que o negócio esteja crescendo na direção certa e no ritmo correto.

Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI é uma métrica que vai mensurar a relação entre o investimento feito e o lucro gerado em consequência. Algumas empresas usam apenas para ações específicas, muitas vezes de marketing, mas também pode servir para avaliar a empresa de uma forma geral. Despesas totais devem incluir gastos administrativos, pagamento de funcionários, produção indireta, marketing e despesas operacionais gerais. Depois isso deve ser comparado com o lucro gerado. O ROI deve ser constantemente analisado. Cada item deve ser levando em conta para saber o quanto estão contribuindo para o crescimento geral da empresa.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Quanto você gasta para fazer uma venda? Essa métrica é importante para tomar decisões do tipo aumentar ou reduzir a verba para ações de marketing, por exemplo. Ou então vai mostrar que você está investindo em canais com pouco retorno. Geralmente ela é medida colocando no papel tudo que foi gasto em esforço e a quantidade de novos clientes conquistados. Lembre-se que se o CAC for muito alto, seu lucro provavelmente está se reduzindo e isso não seria bom.

Essas são algumas das métricas mais importantes para mensurar a saúde financeira da sua empresa. Você concorda que elas estejam entre as principais? Fique à vontade para dar sua opinião ou contar sua experiência nos comentários.

 

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