Atendimento via ChatBot: Uma contabilidade tecnológica.


abril 8, 2020 · admin

Atendimento via ChatBot: Uma contabilidade tecnológica.

No primeiro trimestre do ano de 2020 lançamos o atendimento via ChatBot da Vers Contabilidade, ou melhor dizendo, a Vera Campos, nossa assistente virtual. A Vera chegou para compor o nosso time de TI (Tecnologia da Inovação), em um trabalho desempenhado pelo novo time de Sucesso do Cliente e que contou com o apoio de uma empresa inteira, nossos Versalizados.
Neste momento você deve se perguntar: “mas gente, o que é um ChatBot?”
Sem problemas, eu te explico.

O que são ChatBots e para que servem?

Os ChatBots são softwares (programas rodados dentro de um computador) que funcionam em integração com outros programas e aplicações ou aplicativos de mensageria. De maneira resumida, é uma forma interativa de criar uma comunicação entre um humano e um robô.
Traduzido do inglês, Chat é o mesmo que “conversar ou bater um papo” e Bot é a abreviação de “Robot”, logo, podemos dizer que ChatBot é uma conversa desenvolvida com a intermediação de um robô. “Tudo bem, Vanessa. Eu já entendi o que é um ChatBot. Mas para que eles servem?”

Bom, eles servem para automatizar os processos, agilizar o atendimento e gerar valor para os nossos clientes, considerando que “tempo é dinheiro”, né? O atendimento via ChatBot pode ser realizado de forma mais rápida do que, por exemplo, passar por aquela fila de atendentes, como costumamos ver ao entrar em contato com operadoras de telefone e internet.
Quem nunca passou horas no telefone para tentar resolver um problema e foi transferido por todos os atendentes até que, por fim… A sua chamada cai e você precisa ligar outra vez e começar o processo todo do zero? Não é uma experiência nada legal, né?

 

Automatizar os Processos:

Com o auxílio da tecnologia e em parceria com a Inteligência Artificial, é possível ensinar um robô a responder as maiores dúvidas dos nossos clientes em tempo real, gerar guias e relatórios de forma automática, localizar um endereço ou telefone na internet o e disponibilizar em uma conversa. Enfim, infinitas soluções, cuja quais sem o avanço da tecnologia não seria possível realizar.
Quando automatizamos um processo, na maioria dos casos, permitimos que o cliente tenha acesso a essas funções e informações em qualquer lugar e a qualquer hora, sem a
necessidade de ter que aguardar pelo horário comercial (de segunda a sexta de 08h às 18h) para resolver suas questões.

 

Agilizar o Atendimento:

Nos tempos atuais, sabemos que grande parte da população não tem mais paciência para aguardar as coisas acontecerem. Como diriam os Titãs, “queremos tudo ao mesmo tempo agora”, e isso vale também para o atendimento que buscamos de uma empresa. Se a resposta demora a chegar, nós escolhemos entre duas alternativas: abandonar ou desistir do negócio. Duas opções negativas que nos levam para o mesmo caminho: desistência e irritabilidade.
Talvez até por isto, os ChatBots têm se tornado tão populares em todas as empresas que estão dando espaço à tecnologia em sua jornada.

 

Gerar Valor para os Clientes:

Mais importante do que disponibilizar um novo produto ou serviço, é manter uma análise constante destes processos e garantir que as solicitações dos clientes sejam atendidas em tempo hábil, desta forma, facilitamos e tornamos transparente as tomadas de decisões.
Por isso, o acompanhamento diário do nosso time de Sucesso do Cliente é tão importante para entender o problema do nosso cliente e tentar resolver essas demandas, garantindo a melhor experiência de uso dos nossos serviços.

Um detalhe importante antes de finalizarmos este texto, é que o uso do ChatBot não nos exclui de um atendimento humano e de relações sociais. Máquinas e sistemas são falhos e não são se constroem sozinhos. Não podemos esquecer que contamos com o melhor time de especialistas por trás disto para nos auxiliar e para atender todos os nossos clientes em horário comercial, tanto para suportes técnicos quanto para assuntos operacionais.
Sempre valorizamos o potencial humano e não os consideramos descartáveis. Trabalhamos com a tecnologia para nos auxiliar, usando todo este potencial a nosso favor.

 

Uma Contabilidade Tecnológica

Nós da Vers Contabilidade somos ávidos pela tecnologia e todas as suas possibilidades. Temos ciência de que as empresas que não acreditam neste potencial e não se permitem experienciar essa jornada, ficam pelo caminho ou morrem na praia, e nós, como grandes exploradores desta arte, não poderíamos ficar de fora.
E aí, bora fazer parte desta nova era com a gente?

Leia: Confira Como A Vers Pode Ajudar Sua Empresa Na Adoção De Novas Tecnologias, Como A IA.

Ah, e se precisar, não se esqueça: chama a Vera! Atendemos via WhatsApp através do número 31 3222-3831, então você não precisa de um novo aplicativo para nos contactar.

Um abraço! Nos vemos em breve.
Vanessa Campos.

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