Saiba aqui qual é a relação entre auditoria e gestão empresarial

dezembro 14, 2017 · admin

Auditoria e gestão empresarial são dois aspectos que andam lado a lado, e precisam trabalhar juntos para que haja excelência. O auditor é responsável por analisar as demonstrações e registros administrativos.  

Esse profissional atua ao lado do contador, e tem como função manter a saúde administrativa da empresa. Por isso é fundamental que o auditor tenha contato direto com o gestor, com quem manterá um diálogo aberto e honesto a respeito da empresa.  

Se para você é difícil enxergar a relação entre auditoria e gestão empresarial, continue lendo esse artigo e descubra como esses dois universos se convergem, entendendo de uma vez por todas a importância dessa questão. 

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Entenda a importância de manter auditoria e gestão empresarial caminhando lado a lado

A saúde financeira de uma empresa é algo complexo e absolutamente frágil. Se tudo não for devidamente monitorado, arquivado e acompanhado, pode ocorrer um erro que levará a perdas estrondosas.  

Por isso as empresas precisam de um contador que ajuda a organizar e a recuperar a sanidade contábil da empresa. Mas isso não basta. Manter uma auditoria também é fundamental para identificar e corrigir convergências contábeis.  

O auditor atua diretamente ao lado do contador, reafirmando aquilo que foi apurado por ele, e bloqueando qualquer margem de erro. Além disso, a auditoria cobre lacunas que existem no processo de compra e venda com fornecedores ou clientes, e revisa esse processo para garantir que não haverá nenhuma intermitência ao final.  

  • Ok. Mas qual é a relação entre auditoria e gestão empresarial? 

Entendendo exatamente o que o auditor faz, fica mais fácil compreender como essas duas funções se correlacionam. A auditoria tem o papel de auxiliar a gestão com questões práticas, ajudando a monitorar e a controlar todos os registros administrativos. 

O auditor é um funcionário da empresa?

Existem dois tipos de auditoria possíveis: a interna e a externa. No caso da interna, a empresa contrata um funcionário para trabalhar em tempo integral nessa função.  Esse profissional tem como principal objetivo verificar e garantir cumprimento dos regimentos, normas e políticas internas. 

Isso geralmente é feito por um funcionário do departamento de contabilidade, que já possui conhecimento a respeito disso. Também é função desse profissional averiguar o nível de segurança dos controles internos também.  

No caso da auditoria externa, a empresa contrata um profissional de um escritório de contabilidade, e confia a ele a missão de examinar as demonstrações contábeis, além de garantir que os dados relacionados à situação financeira e patrimonial estejam devidamente representados. 

  • Obrigatoriedade: 

No caso de empresas de grande porte, cujo faturamento anual supera os 300 mil reais, existe a obrigatoriedade prevista em lei de que as demonstrações contábeis sejam analisadas por um auditor externo.  

A lei existe para garantir que as demonstrações contábeis sejam divulgadas aos acionistas com dados honestos. Por considerar que o auditor não possui nenhum vínculo com a empresa ou com os responsáveis por ela, a lei prevê que as informações não correm riscos de serem alteradas ou omitidas.  

  • O auditor interno desenvolve um cargo de chefia? 

Geralmente o auditor interno respeita normas e hierarquias da mesma forma que qualquer outro funcionário. Ele também não deve tratar os outros funcionários com austeridade, ou mesmo utilizar os dados que analisa para chantagens e afins.  

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Auditor externo ou interno? Qual escolher?

Quando falamos de Auditoria e gestão empresarial, surge sempre a dúvida sobre qual opção é amais interessante: contratar um auditor interno, ou se valer de serviços externos? 

A verdade é que o ideal seria combinar os trabalhos dos dois auditores para obter um controle mais qualificado, e uma segurança maior para a sua empresa.  

Enquanto o auditor interno auxilia nas tarefas diárias, simplificando a rotina de trabalho através do fornecimento de informações sobre as atividades desenvolvidas, o profissional contratado a partir de um escritório de contabilidade irá fazer a devida análise das avaliações contábeis.  

Com isso a empresa estará blindada contra fraudes e problemas que poderiam vir a surgir referentes à atividade econômica.  

Um gestor deve apreciar a auditoria, e trabalhar juntamente para que tudo seja devidamente mencionado, atuando de forma transparente e honesta. Isso dirá muito sobre a empresa, e com certeza será apreciado pelos acionistas.  

È uma tendência quase natural que as auditorias estejam cada vez mais presentes dentro das empresas. Seja para garantir os cuidados contra fraudes, ou para provar a sua idoneidade, as grandes empresas estão apostando cada vez mais nos serviços de auditorias, inclusive quando não há a obrigatoriedade.  

Auditoria e gestão empresarial estão interligadas quando o assunto é manter a empresa em segurança e acima de tudo é uma estratégia que ajuda a desenvolver um controle interno fundamental para o crescimento saudável da empresa. 

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