Como funciona o aviso prévio dado pela empresa?


maio 6, 2019 · admin

Você sabe como funciona o aviso prévio dado pela empresa? Nele, a lei afirma que os empregadores devem pagar um salário ao demitir funcionários sem justa causa.

Este aviso prévio tem um tempo mínimo de trinta dias e vai até noventa dias, de acordo com o tempo de contratação.

O Brasil é conhecido por sua alta carga tributária sobre as folhas de pagamento e pelos muitos benefícios que oferece aos seus funcionários.

aviso prévio

Contratar no Brasil não é barato. Inclusive, é comum dizer que um empregado custa o dobro de seu salário. O que não é mencionado tantas vezes é quanto custa demitir seu empregado.

Entenda tudo sobre o aviso prévio dado pela empresa

Antes de discutir os detalhes sobre os custos de demissão, é importante entender as duas circunstâncias comuns em que os funcionários são demitidos no Brasil.

– A primeira é a demissão por justa causa, que é quando o empregado comete uma das falhas previstas pela CLT.

– A outra é a demissão sem justa causa, que corresponde ao funcionário demitir seu empregador sem qualquer razão legal para fazê-lo.

  • As empresas geralmente tentam não demitir seus funcionários alegando justa causa, pois isso pode resultar em ações judiciais.
  • Além disso, ser demitido por justa causa deixa uma impressão negativa nos registros profissionais do funcionário e pode afetar diretamente o processo de conseguir um novo emprego.

Por isso, a demissão sem justa causa é a mais comum no Brasil, gerando o chamado aviso prévio dado pela empresa.

Demissão sem justa causa

A demissão sem justa causa implica que a razão pela qual você está demitindo seu empregado não está prevista na CLT.

– Portanto, como o empregado não fez “nada” para ser demitido (pelo menos em teoria) e, por isso, será compensado através de benefícios.

  • Ao demitir um empregado sem justa causa, o empregador tem que pagar várias taxas e multas, sendo elas:

FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

O “Fundo de Garantia por Tempo de Serviço” é um conjunto de recursos arrecadados do setor privado (em sua maioria de empresas) e administrado pela Caixa Econômica Federal.

– O objetivo desses recursos é oferecer suporte aos funcionários quando eles são demitidos de seus trabalhos.

  • Todo mês, o empregador tem que cobrar um valor correspondente a 8% do salário do funcionário e depositar na conta do funcionário na Caixa Econômica Federal (todos os funcionários que trabalham sob o regime CLT têm essa conta).

Quando você demitir seu empregado alegando justa causa, você não terá que pagar a taxa de 50% sobre o FGTS e ele só poderá sacar o saldo de sua conta após ficar desempregado por três anos.

aviso prévio

Aviso prévio dado pela empresa

Ao dispensar seu empregado, você deve notificá-lo com um mês de antecedência ou pagar a ele o valor equivalente a um salário mensal.

Há algum tempo, uma nova legislação foi implementada e, além dos 30 dias anteriores, agora há a adição de três dias por ano de trabalho.

Portanto, um funcionário que trabalhou por 20 anos receberá um aviso prévio de 90 dias, que corresponde a três meses de salário.

Existem alguns “acordos” que podem ser feitos com o funcionário dentro da legalidade, que é o pagamento do aviso prévio dado pela empresa caso sua volta ao local de trabalho seja algo problemático.

Seja como for, essas são as informações necessárias para qualquer empresário compreender sobre o aviso prévio dado pela empresa.

Conclusão

As leis trabalhistas, como a do aviso prévio dado pela empresa, são leis fortes no Brasil e devem ser amplamente compreendidas para evitar problemas para as empresas. Conte com a orientação da Vers Contabilidade para ter sempre suas atividades regularizadas!

Nos acompanhe também em nossas redes sociais:  Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download lava firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conheça nossos E-books gratuitos