Saber como calcular o ISS da sua empresa é um dos passos mais básicos para a gestão da contabilidade da sua empresa. Saber como fazer essa conta te ajuda a entender melhor qual será a sua real lucratividade em cima de determinado serviço.
O Brasil é conhecido como o País dos Impostos e, de fato, nosso território cobra muito de toda a população, principalmente os que possuem o negócio próprio. Nesse mar de taxas, fica difícil entendê-las e controlá-las, por isso que informar-se sobre conceitos de contabilidade e tributação é importante.
Hoje nós iremos falar um pouco sobre o ISS para que você o entenda de uma vez por todas. Além disso, nós iremos lhe dar uma grande dica no final desse artigo que irá resolver todos os seus problemas burocráticos.
Antes de explicarmos qual é fórmula para calcular o ISS da sua empresa, vamos entender um pouco mais sobre esse imposto. A primeira coisa que deve ser notada é o próprio significado da sigla: Imposto Sobre Serviços.
Ou seja, se você possui uma empresa que oferece serviços − de qualquer natureza − você terá que pagar uma taxa sobre eles. A Lei 116/2003 especifica quais são os serviços que se enquadram e, consequentemente, mostra quais as empresas devem pagar essa taxa.
Autônomos (como arquitetos, advogados, médicos, dentistas, entre outros) também devem realizar o pagamento do ISS. Para quem se enquadra no sistema tributário tipo MEI é importante saber que essa taxa já está incluída no pagamento mensal da taxa.
Mas, afinal, de quanto é essa taxa? Como calcular o ISS da sua empresa? O valor a ser pago cai em cima do preço cobrado pelo serviço e a porcentagem é estipulada pelo próprio município. Ou seja, a taxa varia de cidade para cidade.
A conta a ser feita é muito simples, basta multiplicar o valor do serviço prestado pela porcentagem em decimais (5% = 0,05). Ou seja, se você cobrar R$100 reais pelo serviço a uma taxa de 5%, o valor a ser pago é R$5,00.
Você precisa checar qual é o valor do ISS para o serviço que você presta em seu município. Lembrando que o ISS é apenas um dos impostos a ser pago, sendo necessário levantar todos os outros (PINS, Confins, etc.).
Ensinamos uma forma simples de calcular o ISS da sua empresa, no entanto ainda há muitos outros impostos e taxações a serem quitadas caso você tenha um negócio próprio.
Além das taxas fixas, ainda existe impostos referentes à sua atividade em questão, impostos estaduais ou municipais, impostos que variam de acordo com o Sistema Tributário da sua empresa, entre outros.
Somar o ISS da sua indústria é apenas um dos passos. Organizar todas as finanças, contabilidade e questões burocráticas não é tão simples, por isso que recomendamos a procura de especialistas.
A VERS Contabilidade, por exemplo, é uma empresa que auxilia em toda a gestão contábil, financeira e tributária para a sua empresa. Com serviço de qualidade e com ótimo custo x benefício a empresa se destaca no mercado.
Entre em contato com a VERS Contabilidade. Além de ajudar a calcular o ISS da sua empresa, você também saberá se o seu negócio realmente precisa pagar tal imposto.
Acompanhe mais notícias, também em nossas redes sociais Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube