A grande maioria das empresas, começam de forma amadora, e com o crescimento da mesma, é necessário realizar a abertura de empresa de forma legalizada.
E muitos processos burocráticos devem ser realizados para que o empreendimento esteja de acordo com as normas e leis vigentes.
E é de extrema importância se atentar a todos os procedimentos, para que seu negócio esteja correto para atuar e assim evitar multas e fiscalizações.
E esse processo de abertura de uma empresa, possui uma série de etapas e todas elas devem ser seguidas na ordem correta para que a legalização da mesma e funcionamento não sejam impedidos.
E para você entender mais sobre os processos de abertura de empresa, preparamos este artigo, que explica quais são os passos a se seguir, confira.
Confira a seguir as 7 etapas de extrema importância que devem ser realizadas para abertura de empresa.
Certidão de viabilidade e zoneamento do local
Ao abrir uma empresa é fundamental que seja solicitado a certidão de viabilidade e zoneamento do local, para saber se o endereço escolhido para a implantação do empreendimento é permitido naquela área.
E ainda sim, nestes documentos, será abordado a situação se sua atividade empresarial pode ser desempenhada no endereço pretendido.
Escolher e reservar o nome da empresa a se colocar
Se a empresa será do tipo de Eireli ou uma sociedade é fundamental que se pesquise o nome que a mesma terá, juntamente com o tipo de atividade que será desenvolvida.
Em que, a Junta Comercial não deixa que em um mesmo estado possua duas empresas com o mesmo nome e designando a mesma atividade empresarial. Se o nome estiver disponível é realizado a reserva.
Preencher documento de constituição
É necessário preencher os documentos de constituição para o funcionamento da empresa. Que são eles:
Contrato social: Que formaliza as ações dos sócios em relação a empresa.
Requerimento empresário: É a legalização do empreendimento e que em caso de dividas o dono é o responsável para quitação da mesma, caso a empresa não efetue o pagamento.
Solicitação do CNPJ
O CNPJ é o documento que faz com que a empresa esteja legalizada juntamente a Receita Federal, sendo de extrema importância a sua solicitação.
E para solicitar é necessário enviar os documentos para a receita, com todas as informações do empreendimento.
Solicitação do alvará
O alvará é o documento que certifica de que a abertura de empresa está conforme todas as exigências de acordo com a legislação. E o funcionamento será liberado de forma correta.
Inscrição Estadual
A inscrição estadual é para que todos os tipos de empreendimentos consigam emitir nota fiscal de seus produtos, para ser realizado o transporte do mesmo.
Emissão do certificado digital
Há locais que são obrigatórios a emissão do certificado digital, portanto deve-se realizar a solicitação se o local a ser implantado a empresa possui tal exigência.
O nome da empresa deve ser escolhido de uma maneira em que a mesma possua sua identidade própria. Para que sua marca seja registrada de acordo com as atividades que serão exercidas.
Por isso pesquisar se o nome pretendido a se colocar no empreendimento é fundamental, para que o seu registro e legalização não tenha problemas futuros.
Contudo a Junta Comercial, não permite que duas ou mais empresas possuam o mesmo nome dentro de um mesmo estado. Sendo uma forma de se resguardar e proteger para que sua marca seja única.
A abertura de empresa deve atender a todas essas etapas, para que a mesma funcione de maneira legalizada e não se tenha problemas com fiscalização.