Como declarar abertura de empresa própria no Imposto de Renda?

dezembro 11, 2019 · admin

Uma abertura de empresa própria deve ser declarada no Imposto de Renda? Como fazer isso? Por onde começar?

Todos esses questionamentos são bastante presentes no dia a dia de empresários em geral, especialmente os que acabaram de iniciar suas atividades.

A verdade é que o Imposto de Renda funciona de forma bastante padrão para aqueles que possuem empresa no Brasil e todos devem declaram suas atividades nele.

Porém, o que deve ser sabido, de fato, é a natureza da declaração, os valores envolvidos, possíveis dependentes e demais fatores específicos que precisam estar nesse documento de suma importância! Saiba mais!

 

Declaração de abertura de empresa própria

Todos os anos é preciso declarar IR, especialmente sendo uma empresa. Para isso, é preciso baixar o programa IRPF.

Nele, diversos pontos devem ser preenchidos em termos de sua Pessoa Física, uma vez que a Pessoa Jurídica já deve ter quitado valores de alíquotas e demais taxas empresariais em seu fechamento anual.

Ao fim de sua declaração IRPF, o empresário se deparará com a ficha “Bens e Direitos”. Ela é fundamental para a declaração de uma empresa.

  • Nela, deve estar contida a participação do empresário no capital da empresa, por exemplo.

Além dela, deve-se prestar atenção aos itens “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e “Rendimentos Recebidos de Pessoas Jurídicas”.

  • Em cada um desses pontos, deverá ser colocado o valor exato referente a ele.

  • No primeiro, deve ser colocado o valor de lucros recebidos, caso existam.

  • Já no segundo, deve ser incluso o valor de prólabore.

De volta à seção “Bens e Direitos”, existem algumas declarações específicas a serem feitas.

  • No local escrito “Discriminação” é onde devem estar contidas todas as informações detalhadas de sua empresa.

  • Razão Social, ações envolvidas, CNPJ, quantidade de cotas, valor atual e anterior são apenas alguns dos exemplos envolvidos nesse preenchimento.

É preciso ter calma e preencher todos esses dados com atenção para evitar cair na malha fina.

Serviços profissionais

Como, muitas vezes, os dados envolvidos no processo de preenchimento do Imposto de Renda em termos de empresa própria podem ser bastante complexos e em grande volume, é ideal contar com serviços profissionais.

Além de especializados, esses serviços se voltam para as necessidades específicas de cada empresa, seguindo cursos de ação que muitas vezes são desconhecidos pelo empresário e evitando problemas à empresa.

Os serviços profissionais de uma empresa contábil ou de um contador, na verdade, não devem ficar restritos à essa época do ano.

Desde o início, ou seja, da abertura de qualquer empresa, é preciso contar com a presença de um contador, que é especialista no assunto e, portanto, impede que sejam cometidos erros.

Isso também é importante uma vez que existem novidades ainda desconhecidas por muitos empresários, como a declaração de CPF de dependentes, que ficando fora da declaração podem gerar problemas.

Abertura gratuita de empresa

Se, para além do Imposto de Renda, o empresário desejar contar com os serviços de uma empresa de contabilidade, ter acesso aos serviços certos pode garantir que sua abertura de empresa seja feita de forma gratuita.

Isso acontece uma vez que a Vers Contabilidade promove todo o processo de abertura empresarial com gratuidade desde que sejam contratados seus serviços de contabilidade!

Dessa forma, além de se livrar de toda a burocracia envolvida na abertura de um negócio no Brasil, você ainda garante um Imposto de Renda livre de erros e específico para as necessidades de sua empresa!

Sendo assim, ao falar da declaração referente à abertura de empresa própria, não deixe de seguir as dicas acima e de contar com as soluções de quem entende do assunto!

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
free online course

Posts relacionados

Conheça nossos E-books gratuitos