Como enquadrar o CNAE na atividade

julho 31, 2018 · admin

Para que você saiba como enquadrar o CNAE na atividade, saiba que a Classificação Nacional de Atividades Econômicas é uma maneira de padronizar o negócio em todo o país, além dos códigos de atividades econômicas exercidos pelos empreendimentos e os critérios de enquadramentos utilizados pelos órgãos administrativos que trabalham com tributos.

Normalmente, todas as vezes que alguma operação é realizada e uma nota fiscal é então emitida, o código do CNAE é extremamente útil para poder informar as autoridades sobre qual o tipo de atividade que está sendo exercida por ambas as partes.

Vale lembrar ainda que para o empreendedor, ter conhecimento sobre a sua CNAE, lhe garante também ter conhecimento de forma antecipada sobre o quanto ele deverá pagar de impostas, contribuições e taxas para o município ou a União de Estado.

como enquadrar o CNAE na atividade - calculo

Saiba mais sobre como enquadrar o CNAE na atividade

Caso você queira saber mais sobre como enquadrar o CNAE na atividade, saiba que no país, os códigos CNAEs são geralmente desenvolvidos através do Instituto de Geografia e Estatística ou IBGE, em que é determinado por meio de Normas Internacional de Classificação Industrial ou ISIC.

Além disso, a Receita Federal normalmente aparece quando se chega a subclasse da CNAE, assim, se realiza uma adequação para fins tributários, os quais são coordenados para o Fisco.

Em relação a aplicação da CNAE, ela é geralmente aplicada a todos os agentes econômicos, os quais de certa forma produzem serviços e bens, os quais se encontram inclusos as empresas e organizações que podem ser de natureza privada e pública, além de instituições sem fins lucrativos, autônomos e estabelecimentos agrícolas.

Vale lembrar ainda que todos os tipos de atividades econômicas necessitam de um código na CNAE, e aqueles que são trabalhadores autônomos e que desejam se formalizar como MEI, devem também apresentar o código CNAE, informando os serviços que prestam ou então as mercadorias que produzem ou comercializam.

No entanto, mesmo você desenvolvendo diversas atividades, a principal com certeza é a mais representativa para o seu empreendimento, e com isso, você deve procurar preencher corretamente.

como enquadrar o CNAE na atividade

Qual é a importância da CNAE para o seu empreendimento?

O enquadramento adequado ao iniciar um empreendimento pode proporcionar diversos benefícios fiscais, sendo que uma das principais vantagens da CNAE é a simplificação da tributação.

Assim, caso você escolha o código de atividade errado, provavelmente você irá ter futuras implicações para os seus empreendimentos. Com isso, de acordo com a classificação, o empreendedor pode adotar o Simples Nacional, o qual é um sistema integrado de pagamentos de contribuições e de impostos.

Dessa forma, depois de descobrir qual é a CNAE da sua empresa, você já pode realizar a consulta na Resolução do Comitê Gestor Simples Nacional, ou CGSN, através do site da Receita Federal.

Além disso, você ainda pode utilizar a ferramenta conhecida como CNAE Simples Net, a qual mostra sempre se o seu código de CNAE está ou não incluso no Simples Nacional.

Vale ainda salientar que a classificação da atividade possui muita influencia nos impostos que serão pagos, além das obrigações e dos incentivos fiscais, em que todas as informações do empreendimento são sempre comunicadas ao sistema tributário através do código de CNAE.

Da mesma forma como as exigências para o licenciamento ambiental e a liberação do alvará de funcionamento, eles diferem de acordo com o código de classificação.

No caso dos impostos, eles também são sempre determinados pela classificação de atividade, ou seja, o Imposto sobre os Produtos Industrializados, ou IPI, é exclusividade para as atividades que são industriais, e o Imposto sobre Serviços, ou ISS, já é para o setor de serviços.

Em relação a um enquadramento realizado incorretamente, ele pode ser muito prejudicial para a empresa, pois como já foi dito, o pagamento de tributos fiscais se encontra diretamente relacionados com o tipo de atividade exercida.

Portanto, sempre busque ter atenção, agora que ficou bem mais fácil de entender como enquadrar o CNAE na atividade, além ainda de se prestar atenção na escolha da sua atividade quando for abrir o seu negócio, e caso ache necessário, busque a ajuda de profissionais, entrando em contato com a VERS Contabilidade e realizando o orçamento.

A VERS Contabilidade realiza todo o processo com muito mais segurança, sendo muito comum os empreendedores ao logo dos anos, modificarem as suas atividades econômicas do negócio, ou então incluir outras que são secundárias, onde vale lembrar ainda que nesse caso é preciso que você busque realizar uma alteração do cadastro na CNAE.

Acompanhe novidades também em nosso Linkedin. 

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download samsung firmware
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free

Posts relacionados

Conheça nossos E-books gratuitos