Hoje em dia fazer a conciliação de cartões gera muita dúvida nos profissionais e empresas que precisam gerir suas informações financeiras ou administrativas de uma forma clara e efetiva.
A instrução de pagamento consiste na validação de informações em comum, nesse caso informações sobre os cartões. Fazer a conciliação de cartões é uma maneira de verificar as vendas e os pagamentos das operadoras de cartões.
Na conciliação, é analisado se os valores das vendas estão sendo repassados de forma correta e também se as taxas e tarifas estão sendo cobradas conforme a negociação do contrato com as operadoras de cartões de crédito.
]
Antigamente era opcional das empresas fazer ou não a conciliação de cartões de crédito e débito. Mas hoje em dia essa prática é indispensável em todas as empresas que querem ter sucesso financeiro.
O empresário que quer focar em crescimento e expansão de negócio, precisa se preocupar em fazer uma instrução de pagamento. E ela deve ser realizada de uma maneira correta e eficaz.
Fazer a conciliação de cartões é gerenciar toda forma de pagamento realizada através dos cartões de crédito e débito. Pois quando os consumidores pagam suas contas utilizando esse método, o empresário recebe os valores posteriormente em sua conta.
Por isso é necessário fazer a conferência se as transações de cartões estão caindo na conta corretamente e também verificar se os débitos como taxas, tarifas e aluguel da máquina, estão sendo descontados.
Através desse comparativo o responsável financeiro da empresa consegue identificar: se houve algum valor registrado errado, se houve duplicidade no registro, número de vendas canceladas, quais as vendas que foram canceladas e quais vendas foram efetuadas no cartão e ainda não foram registradas pela operadora;
Nessa conciliação é possível confrontar os dados de registro de vendas com o extrato de pagamentos emitido pelas operadoras de cartões.
Com essa instrução de pagamento é possível analisar: se cada transação foi recebida ou não, se houve algum pagamento errado, se houve alguma divergência nas datas previstas para pagamento, se as vendas canceladas foram efetuadas e os valores descontados dos pagamentos, se teve algum valor cobrado a mais de taxa ou tarifa pelas operadoras;
Com a conciliação bancária é possível: saber se existe diferença nos valores depositados com os valores informados no relatório da operadora de cartão, confirmar se tudo que estava previsto para receber das operadoras foi de fato creditado na conta.
Se você é um empresário e já faz uso dessa instrução de pagamento você está no caminho certo para adquirir saúde financeira da sua empresa. Mas se você nunca ouviu falar em nenhum desses métodos, acredite, você não está sozinho.
Grande parte das empresas hoje no Brasil não fazem controle nenhum sobre as vendas efetuadas com o cartão de crédito. E acabam enfrentando grandes problemas no futuro.
A Vers Contabilidade dispõe de uma equipe treinada e qualificada para fazer a conciliação de cartões para empresas de pequeno, médio e grande porte. Entre em contato, e saiba como organizar melhor seu financeiro.
Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube