O livro caixa é um registro cronológico das transações de recebimentos e pagamentos para uma empresa. Ele é atualizado a partir de documentos originais de fonte contábil e, portanto, é um livro de primeira linha e, como tal, pode ser classificado como um diário especial. Continue conosco, iremos ensinar a você como preencher o livro caixa.
Ao contrário de outros periódicos especiais como o diário de compras ou o diário de vendas, o livro contábil de caixa registra entradas de débito e crédito uma conta.
Seu preenchimento correto é extremamente importante para as empresas e está passível de causar sérios problemas se não for feito de forma correta. Saiba mais sobre o assunto.
Livros caixa vêm em muitas formas diferentes, dependendo dos requisitos do negócio. Normalmente, ele terá recibos registrados no lado esquerdo (entrada de débito) e pagamentos registrados no lado direito (entrada de crédito).
– Em um negócio maior, devido ao elevado número de transações e à exigência de segregar as obrigações do pessoal contábil, o livro caixa pode ser subdividido em dois livros ou periódicos chamados de diário de recebimentos de caixa.
Cada página de um livro caixa geralmente cobre um mês de atividade, mas isso depende da quantidade de transações processadas.
– A primeira linha lista o saldo de caixa inicial e, à medida que as transações são registradas, os recebimentos e desembolsos de caixa são listados junto com a entrada do saldo.
Recibos de caixa são registrados como débitos porque aumentam a conta de caixa, que recai no lado do ativo do balanço.
– Exemplos de recebimentos de caixa são pagamentos de clientes ou juros pagos em contas bancárias.
Os desembolsos diminuem a conta de caixa e, portanto, são registrados como créditos.
– Exemplos de desembolsos são pagamentos de contas, pagamentos de dívidas em empréstimos a empresas ou compras de equipamentos.
A melhor maneira de criar um livro caixa infalível é criar um relatório que ajude você a acompanhar facilmente o dinheiro entrando e saindo de seus negócios.
– A criação de uma trilha visual de transações individuais pode envolver tentativa e erro antes de você encontrar o melhor método para o seu negócio.
– Já as transações de agrupamento por fatura ou cliente são métodos alternativos de registro de fluxos de caixa.
Essas entradas registradas também servem como uma trilha de auditoria quando as demonstrações financeiras são preparadas.
Para pequenas empresas, os relatórios de caixa são essenciais para entender a viabilidade financeira geral.
Além de um livro caixa, relatórios personalizados, contabilidade on-line e aplicativos de dispositivos inteligentes também podem ser combinados para ajudar a rastrear fluxos de caixa e reconciliar declarações de atividade mensais de cartões de crédito da empresa, relatórios de despesas de funcionários e contas bancárias.
Agora que você sabe como preencher o livro caixa, mas já deu pra perceber que é complicado, concorda? Que tal contar com a Vers Contabilidade para não correr o risco de errar e apostar em serviços profissionais funcionais? Entre em contato conosco hoje mesmo!
Nos acompanhe também em nossas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube