Veja como é o Comportamento do Consumidor. Com certeza você já ouviu a frase: “O cliente tem sempre razão!”, correto? E a retórica é verdadeira.
Sempre que realizamos uma compra escolhemos e avaliamos a aquisição.
E tudo começou com a Revolução Industrial, que nos permitiu abrir novos horizontes em relação à nossa convivência geral no mundo, tornando-o cada vez mais consumista e integralizador.
A internet potencializa ainda mais a relação entre marca e consumidor.
Recentemente apareceu o termo “Consumidor 3.0“, que veio pelo estreitamento da comunicação entre vendedor e comprador, que a tecnologia proporciona.
A demanda globalizada por consumo de bens e serviços, ainda provoca cada vez mais a necessidade das empresas inovarem seus processos, frente ao seu público, o que aumenta a competitividade dentro do mercado e perante o público geral.
E apesar de toda empresa ter o dever de ser focada no cliente, não são todas que parecem enxergar – ou valorizar – o poder que um cliente pode ter no negócio.
Nesse artigo será abordada a importância do cliente para qualquer empresa, como o comportamento do consumidor será decisório para as tomadas de decisão da própria empresa.
Ainda iremos falar um pouco sobre o aspecto legal (direitos e deveres) do consumidor.
Todos nós precisamos e desejamos obter bens ao longo da vida, seja por conveniência, seja por necessidade física ou apenas por desejo…
O consumo faz parte o cotidiano e é inevitável. É essencial.
Quem é que não se sente bem quando em posse de algo que necessita ou deseja?
Para alguém que está pensando em abrir uma empresa, entender seus públicos de forma substancial, o coloca à frente.
Valorizar o cliente fará com que as necessidades e desejos deles sejam percebidas e supridas muito mais acertadamente
Para o Marketing, valor é algo que está relacionado à percepção do produto pelo cliente. O valor é a junção da expectativa do cliente, do preço, da localização e de todas variáveis que envolvem o que está à venda.
E dentre várias teorias, em geral, o consumidor pode ser entendido como pessoa física – em alguns casos, pessoa jurídica – que adquirem um bem ou serviço, interrompendo o fluxo econômico
Ou seja, quando é o consumidor final de determinado produto.
Segundo o Art. 2 da Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, “Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.”.
Na essência, o consumidor é aquele que irá ser um dos responsáveis pelas demandas criadas no meio empresarial.
São eles que ajudam a moldar as tendências de negócio, diretamente e indiretamente.
Por mais que os consumidores sejam somente a parte final do processo comercial, são eles que direcionam a economia mundial.
A importância dos clientes é tanta que, para que houvesse um consenso ético e legal quanto aos seus direitos e deveres, foi criada a Lei 8.078, de 11 de setembro, de 1990.
Através da referida Lei, assim como o consumidor, a empresa têm seus direitos e deveres descritos, divididos em seções que passam pela Política de Relação de Consumo, pelas Responsabilidades pelo Fato e Vícios do Produto ou Serviço, pela Publicidade, pela Oferta, pelas Práticas Abusivas, dentre outras.
Então é importante que a empresa mantenha-se atualizada quanto a legislação que rege suas atividades para não infringir a Lei e acabar fechando as portas por isso – e ainda devendo.
Por outro lado, o consumidor também deve estar atento tanto aos seus deveres, quanto aos seus direitos, assim preservando-se na capacidade e a possibilidade de compras futuras em relação às restrições cadastrais, como a do SPC, Serasa e outros órgãos.
Existem alguns órgãos de defesa do consumidor que podemos destacar:
Cada indivíduo é único, por essência.
Cada um tem a sua própria bagagem de experiência e age de acordo com o conhecimento que adquiriu ao longo da vida.
Ocorre é que as experiências, por mais que vivenciadas por um mesmo grupo social, jamais serão idênticas umas às outras.
Cada pessoa processa as informações em conformidade com suas particularidades e seus fatores de influência.
Podemos dizer que são 4 os fatores que influência o consumidor antes, durante e após a decisão de compra: Fatores Sociais, Culturais, Pessoais e Psicológicos.
É através desses fatores que o cliente será identificado e, juntos aos dados coletados, a empresa terá mais qualidade para tomar decisões.
Por isso a necessidade de que a empresa entenda como identificar como o comportamento do consumidor do seu negócio e como ele se comporta, para conseguir oferecer os produtos e serviços de forma direcionada, tornando a venda mais assertiva.
E agora que entendeu um pouco mais sobre o comportamento do consumidor, é hora de colocar em prática e aumentar suas vendas! Gostou do artigo?! Compartilhe conosco a sua opinião!