Entenda mais sobre a importância, a legislação e o comportamento do consumidor


março 15, 2017 · admin

Veja como é o Comportamento do Consumidor. Com certeza você já ouviu a frase: “O cliente tem sempre razão!”, correto? E a retórica é verdadeira.

Sempre que realizamos uma compra escolhemos e avaliamos a aquisição.

E tudo começou com a Revolução Industrial, que nos permitiu abrir novos horizontes em relação à nossa convivência geral no mundo, tornando-o cada vez mais consumista e integralizador.

comportamento do consumidor

A internet potencializa ainda mais a relação entre marca e consumidor.

Recentemente apareceu o termo “Consumidor 3.0“, que veio pelo estreitamento da comunicação entre vendedor e comprador, que a tecnologia proporciona.

A demanda globalizada por consumo de bens e serviços, ainda provoca cada vez mais a necessidade das empresas inovarem seus processos, frente ao seu público, o que aumenta a competitividade dentro do mercado e perante o público geral.

E apesar de toda empresa ter o dever de ser focada no cliente, não são todas que parecem enxergar – ou valorizar – o poder que um cliente pode ter no negócio.

Nesse artigo será abordada a importância do cliente para qualquer empresa, como o comportamento do consumidor será decisório para as tomadas de decisão da própria empresa.

Ainda iremos falar um pouco sobre o aspecto legal (direitos e deveres) do consumidor.

 

Qual o conceito de consumidor?

Todos nós precisamos e desejamos obter bens ao longo da vida, seja por conveniência, seja por necessidade física ou apenas por desejo…

O consumo faz parte o cotidiano e é inevitável. É essencial.

Quem é que não se sente bem quando em posse de algo que necessita ou deseja?

Para alguém que está pensando em abrir uma empresa, entender seus públicos de forma substancial, o coloca à frente.

Valorizar o cliente fará com que as necessidades e desejos deles sejam percebidas e supridas muito mais acertadamente

comportamento do consumidor

Para o Marketing, valor é algo que está relacionado à percepção do produto pelo cliente. O valor é a junção da expectativa do cliente, do preço, da localização e de todas variáveis que envolvem o que está à venda.

E dentre várias teorias, em geral, o consumidor pode ser entendido como pessoa física – em alguns casos, pessoa jurídica – que adquirem um bem ou serviço, interrompendo o fluxo econômico

Ou seja, quando é o consumidor final de determinado produto.

Segundo o Art. 2 da Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final..

Na essência, o consumidor é aquele que irá ser um dos responsáveis pelas demandas criadas no meio empresarial.

São eles que ajudam a moldar as tendências de negócio, diretamente e indiretamente.

 

Como funcionamos direitos e deveres dos consumidores?

Por mais que os consumidores sejam somente a parte final do processo comercial, são eles que direcionam a economia mundial.

A importância dos clientes é tanta que, para que houvesse um consenso ético e legal quanto aos seus direitos e deveres, foi criada a Lei 8.078, de  11 de setembro, de 1990.

Através da referida Lei, assim como o consumidor, a empresa têm seus direitos e deveres descritos, divididos em seções que passam pela Política de Relação de Consumo, pelas Responsabilidades pelo Fato e Vícios do Produto ou Serviço, pela Publicidade, pela Oferta, pelas Práticas Abusivas, dentre outras.

Então é importante que a empresa mantenha-se atualizada quanto a legislação que rege suas atividades para não infringir a Lei e acabar fechando as portas por isso – e ainda devendo.

Por outro lado, o consumidor também deve estar atento tanto aos seus deveres, quanto aos seus direitos, assim preservando-se na capacidade e a possibilidade de compras futuras em relação às restrições cadastrais, como a do SPC, Serasa e outros órgãos.

Existem alguns órgãos de defesa do consumidor que podemos destacar:

  1. Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor: Criado pela Secretaria do Direito Econômico (Ministério da Justiça), o órgão controla a política e as ações do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O mesmo atua em âmbito nacional.
  1. Delegacia do Consumidor (DECON): É quem realiza a fiscalização do comércio e da Indústria, apurando e reprimindo atos ilícitos contra os consumidores.
  1. Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON): Órgão local que trata de elaborar, coordenar e executar a política local em defesa do consumidor.
  1. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC): É uma associação independente de Governos e empresas que promove a educação, a conscientização, a defesa do consumidor e a ética nas relações de consumo.

 

Comportamento do Consumidor

Cada indivíduo é único, por essência.

Cada um tem a sua própria bagagem de experiência e age de acordo com o conhecimento que adquiriu ao longo da vida.

Ocorre é que as experiências, por mais que vivenciadas por um mesmo grupo social, jamais serão idênticas umas às outras.

Cada pessoa processa as informações em conformidade com suas particularidades e seus fatores de influência.

Podemos dizer que são 4 os fatores que influência o consumidor antes, durante e após a decisão de compra: Fatores Sociais, Culturais, Pessoais e Psicológicos.

É através desses fatores que o cliente será identificado e, juntos aos dados coletados, a empresa terá mais qualidade para tomar decisões.

Por isso a necessidade de que a empresa entenda como identificar como o comportamento do consumidor do seu negócio e como ele se comporta, para conseguir oferecer os produtos e serviços de forma direcionada, tornando a venda mais assertiva.

E agora que entendeu um pouco mais sobre o comportamento do consumidor, é hora de colocar em prática e aumentar suas vendas! Gostou do artigo?! Compartilhe conosco a sua opinião!

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
udemy course download free
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Conheça nossos E-books gratuitos