As franquias, são um modelo de negócio que se diferem dos demais. Por isso, muitos investidores ficam em dúvida de como funciona a contabilidade nas franquias e como ela deve ser feita.
A cada dia que passa, as franquias têm se tornado um grande atrativo no mercado dos investimentos. Este, é um setor fortalecido, que vem crescendo a cada dia, dando novas oportunidades para quem deseja empreender, mesmo sem ter experiência ou um capital alto.
Um dos setores mais importantes da franquia, é a sua contabilidade, por isso, é muito importante conhecer mais sobre ela e entender como são as suas especificações para cada segmento.
Obter alta rentabilidade e fazer uma administração de forma coerente, é um desafio em comum que todos os empreendedores possuem. Para atingir as suas metas, é fundamental compreender que a contabilidade é um recurso muito valioso para a boa gestão da sua franquia.
Para uma franquia, pode ser que haja regras específicas referentes a como a sua contabilidade deve ser feita.
Se houver particularidades, todas elas devem estar bem especificadas em contrato, para que assim, o seu contador possa ter acesso a estes detalhes, seguindo exatamente o que é exigido.
A forma como a contabilidade nas franquias vai acontecer, depende muito do que estiver estabelecido no contrato. Quando você adquirir uma franquia, por prazo indeterminado, ela é considerada como uma aquisição definitiva.
Sendo assim, ela deve ser contabilizada como um tipo de Investimento Ativo Permanente, sendo um fundo do comércio, que pode ser adquirido a prazo ou a vista.
Nos casos onde a compra for feita a prazo, ela deve ser contabilizada como um passivo circulante, ou um exigível de longo prazo. Neste caso, o seu vencimento deve ser feito a partir de 1 ano após o Balanço Patrimonial.
Caso haja a necessidade de incorporação, liquidação, cisão, fusão, ou extinção, o critério deverá permanecer sendo o mesmo.
Fazer a contabilidade nas franquias, no subgrupo de investimentos do Ativo Permanente, não quer dizer que a franquia estará sempre em valorização. Sendo assim, é importante que de tempos em tempos, haja uma atualização monetária.
Neste cenário, possível que ela sofra uma reavaliação, se o seu valor de mercado for acima ao contábil feito após a sua atualização monetária.
Se por acaso a franquia tiver sido adquirida por um prazo determinado, o seu saldo pode ser pago em parcela única, ou ainda ser parcelado.
A participação nos lucros da contabilidade nas franquias acontece da seguinte maneira:
A participação dos lucros, se caracteriza como uma despesa pelo regime de competência, mesmo em casos onde o valor não é pago de forma imediata.
Existem muitas particularidades relacionadas a contabilidade nas franquias. Por isso, é fundamental que você esteja atento a todos os detalhes contidos no contrato, além de poder contar com uma boa equipe contábil para te ajudar nas questões mais burocráticas.
Sendo assim, para que você possa ter lucro e uma franquia de sucesso, a contabilidade nas franquias, devem ser impecáveis, pois qualquer erro pode determinar um prejuízo financeiro enorme para você.
Confira aqui e saiba mais sobre Era Da Tecnologia: Como A Vers Pode Te Ajudar A Sobreviver E Ter Sucesso?