Contabilidade para advogados: como funciona?


agosto 6, 2020 · admin

Advogados já se preocupam diariamente com leis, prazos e toda burocracia do meio. Com a contabilidade não é diferente, mas nada melhor do que deixar nas mãos de especialistas em contabilidade para advogados para evitar problemas futuros e se preocupar com o que realmente importa: seus clientes e a qualidade do seu serviço.

Veja neste artigo, como funciona o serviço e a importância de uma contabilidade especializada ara o sucesso do seu negócio.

 

Com o funciona a contabilidade para advogados

Muitos advogados sonham em abrir seu próprio escritório e adquirir a tão sonhada independência. Realmente, quando se tem uma boa capacidade para iniciar, a primeira coisa a se fazer é tirar a ideia do papel.

Existem, contudo, alguns processos que nem sempre são tão fáceis. Regularizar a empresa e obter os registros são algumas delas. No entanto, é necessário também manter a contabilidade da empresa em dia para que ela não tenha nenhum prejuízo.

A contabilidade para escritório cuida também do cumprimento das obrigações periódicas e apresentação de balanços e relatórios, como a escrituração, controle do fluxo de caixa e verificação de impostos.

Além disso, medem, avaliam e validam os resultados, contribuindo para o crescimento sustentável e legal do negócio.

Importância da contabilidade para advogados

O momento de abertura de um escritório de advocacia exige a tomada de decisões importantes, como capital social, natureza jurídica, regime de tributação, porte do escritório e participação de sócios. Todas essas escolhas vão ter influência direta na carga tributária a ser recolhida. Iniciar esse processo de forma equivocada pode comprometer a lucratividade do negócio e, consequentemente, o seu sucesso.

É importante lembrar que não é só no momento de abertura do negócio que a contabilidade se revela importante. Afinal, há uma relação de documentos contábeis que precisam ser devidamente completados para evitar erros, incidência de multas e de outros problemas administrativos. Entre esses documentos, destacam-se a escrituração contábil e fiscal, a preparação da folha de pagamento dos funcionários, o cálculo de tributos e a emissão de balancetes e outros demonstrativos contábeis.

Por mais qualificado que o advogado seja, nem sempre é fácil lidar também com os assuntos burocráticos da empresa. Ter ajuda de profissionais capacitados e uma assessoria contábil é fundamental para que um advogado tenha a certeza de que a contabilidade está sendo feita corretamente e que os tributos estão sendo recolhidos de maneira correta, evitando problemas com o fisco.

 

Advogados devem formalizar a empresa?

Essa é uma pergunta muito comum no meio. Afinal, por que formalizar empresa se posso trabalhar de forma autônoma? A resposta é: para economizar em impostos.

Trabalhar como autônomo exige o pagamento de imposto de renda e contribuição à Previdência Social. Obviamente, você sabe disso, até porque todo profissional ou empreendedor está sujeito aos pagamentos.

O fato é que tais incidências são mais pesadas para os advogados autônomos do que para funcionários e donos de empresa. Apesar de ser um processo menos burocrático, é o mais oneroso deles pois, a tributação sobre o faturamento pode chegar a até 27,5% do faturamento.

percebeu como há a economia de impostos quando o negócio é formalizado?

Outra dúvida também muito comum é: Advogado pode ser MEI?

A resposta é não. Apesar do MEI ser uma maneira fácil e econômica de terem seu registro e também garantir alguns benefícios sociais, os serviços advocatícios não constam na relação de atividades permitidas para registro como Microempreendedor Individual (MEI), disponibilizada no Portal do Empreendedor. Por essa razão, ainda que tente a formalização por esse caminho, não há como enquadrar-se.

 

Benefícios de um serviço contábil especializado

Para ter seu próprio escritório, o advogado precisa se preocupar com muitas coisas: sua estrutura, seus colaboradores, os serviços e processos de seus clientes e a administração do escritório. Mas, muitas vezes, a administração toma um tempo precioso e ao invés de se dedicar a atender seus clientes com pessoalidade e humanização, o advogado pode estar quebrando a cabeça com questões administrativas.

Além de ter a liberdade para usar o seu tempo onde realmente importa, outra vantagem de contar com uma contabilidade especializada para advogados é contar com a orientação profissional para escolher o regime de tributação do escritório. Isso porque a escolha correta do regime possibilita a otimização dos recursos e o recolhimento de tributos na medida, nem a mais e nem a menos.

O ideal é que essa assessoria seja prestada antes da abertura do negócio. No entanto, se o seu escritório já está em funcionamento, ela pode ser prestada agora, e a escolha será feita com base nos estudos e projeções realizadas pelo especialista.

Vale ainda ressaltar que a assessoria de contábil proporciona que o processo de gestão seja feito tendo, como base, dados diferenciados e específicos relacionados às receitas e despesas ou à projeção dos resultados, garantindo a maior organização dos negócios.

 

A importância do contador no planejamento tributário

Analisar as informações da empresa junto ao contador facilita para o advogado planejar ações para o bom andamento tributário do seu escritório. Assim, é possível:

  • Recuperar possíveis impostos pagos a mais anteriormente;
  • Aplicar corretamente as alíquotas referentes à atividade da empresa, evitando autuações;
  • Buscar maneiras de reduzir as obrigações a pagar por meio de alternativas existentes na legislação tributária;
  • Simular as práticas tributárias de outros regimes para verificar periodicamente se o enquadramento do momento ainda será o melhor para a empresa no futuro;
  • Entregar corretamente e no prazo as declarações obrigatórias;
  • Acompanhar a agenda tributária e criar a agenda interna de obrigações da empresa a partir de dados dos calendários dos órgãos de fiscalização.

Todas essas são práticas obrigatórias ou permitidas por lei. Portanto, basta que se trace uma estratégia para aproveitamento as permissões, como reduzir tributos, e manter o cumprimento de obrigações. E sendo essa estratégia traçada juntamente com o especialista na área contábil, as chances de sucesso aumentam.

 

O primeiro passo da contabilidade para advogados

O primeiro passo é fazer a contabilidade jurídica mantendo o controle financeiro. É preciso registrar todos os valores que entram e saem, seja das contas de advogados individuais ou de um escritório de advocacia.

Em sequência, é preciso ter em mente que evitar despesas maiores desnecessárias é importante ao controlar impostos, por exemplo. Além disso, os demais gastos quando não controlados, podem antecipar transtornos com despesas geradas por equívocos, que somente são encontrados com fiscalizações.

Como realizar o controle financeiro?

No registro dos custos (passivos), deve-se registrar, por exemplo, custos com:

  • Aluguel e outras contas, como energia elétrica, internet, entre outras;
  • Instrumentos da atividade profissional, como aquisição e manutenção de equipamentos;
  • Possíveis serviços contratados para a atividade profissional, como consultorias, serviços de marketing e design, por exemplo;
  • Despesas tributárias; entre outros.

Estas informações devem ser atualizadas constantemente. Do mesmo modo, não se deve ignorar um custo por não ter recorrência. Afinal, custos imprevistos sempre podem ocorrer. Então, considerá-los no cálculo de contabilidade é essencial.

Já quanto aos rendimentos (ativos), é indispensável constar na contabilidade para advogados:

  • Os valores recebidos como honorários (inclusive montantes liberados de processos antigos);
  • Os valores recebidos a título de atendimentos e outros serviços.

Espero que este artigo tenha te esclarecido sobre como funciona a contabilidade para advogados e a importância de um serviço especializado. A escolha da contabilidade adequada pode fazer diferença no sucesso da sua empresa.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, te convido a bater um papo com a gente e conhecer a VERS LAW – com serviços pensados exclusivamente para advogados, seja para os que já possuem escritório ou para aqueles que sonham com este momento.

Gostou do conteúdo? Criamos um Instagram novinho para falar exclusivamente sobre o segmento e compartilhar conteúdos que irão te auxiliar na jornada empreendedora. Siga-nos no @vers_law.

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conheça nossos E-books gratuitos