As contas a pagar da empresa nem sempre precisam ser motivo de dor de cabeça. Principalmente se você se organizar de forma a deixar a parte contábil do negócio “no azul”! Contas são obrigações financeiras com fornecedores, impostos do governo e afins, sendo extremamente importante cumprir os prazos de pagamento para evitar que se tornem uma bola de neve (com juros e multas desnecessárias) e ainda sejam alvos de protestos.
Com uma excelente organização e uma boa gestão na área, isto é possível sem grandes dificuldades. Perder o controle sobre aquilo que deve ser quitado é um grande perigo para empreendimentos de todos os portes. No post de hoje, listamos algumas dicas essenciais que facilitam esta tarefa e garantem a liquidez e os lucros operacionais!
Nunca é demais repetir: planejamento é um item fundamental para o sucesso – e a sobrevivência – da empresa. Ter uma agenda para anotar todos os compromissos assumidos é um método simples, mas eficiente. Contar com a ajuda da tecnologia e com apoio especializado na gestão contábil também são alternativas muito aconselháveis, visto que muitas vezes os empreendedores não possuem conhecimento na área e o controle pode ser complexo.
Vale destacar que guardar os comprovantes por 5 anos é um cuidado imprescindível: tenha uma pasta com todos eles arquivada por mês.
Se planejamento é a palavra-chave, controle vem logo em seguida. Isto porque é necessário gastar menos do que se arrecada para fechar as contas. Controlar o fluxo de caixa acarreta em maiores chances de sobra de capital para reinvestir na empresa.
Um rigoroso controle diário é o mais indicado para que se verifique a entrada e saída de dinheiro do caixa. A ação vale também para o dinheiro depositado em banco, onde há incidência de encargos. Não se esqueça de deixar um valor separado para esta finalidade.
Um controle em ordem alfabética pode parecer o ápice da organização para a facilitar o acesso aos dados dos seus clientes, mas não mostra o valor pendente para recebimento de forma ágil, e nem o montante nos próximos meses. De acordo com o Sebrae, é importante que a empresa escolha quais informações são úteis para as decisões financeiras e organize o controle para fornecer estes dados. Sem o registro de todas as contas, o gerenciamento da empresa fica comprometido – tais informações são importantes para os departamentos de cobrança, vendas e contas a receber do negócio.
Não atrasar o pagamento das contas é a forma mais segura de evitar gastos (e prejuízos) desnecessários com multas e juros. Se o caixa permitir, antecipar estes pagamentos pode ser ainda mais vantajoso, já que alguns boletos dão bons descontos para isso. Se o cenário não é o ideal e há contas em atraso, renegocie. Pondere quais são as condições e tente resolver o mais rápido possível.
Analisar o fluxo de caixa é uma responsabilidade diária do empreendedor. Com base nestes dados, a empresa pode avançar ou esperar um momento mais propício para compras de novos equipamentos, o lançamento de uma nova campanha com ofertas ou o investimento em uma estratégia que está na “lista de espera” das prioridades.
As contas a pagar são parâmetro importante para a tomada de decisões. Acertar a previsão do caixa depende dos pagamentos em dia, que por sua vez dependem de organização do gestor. Organize as contas a pagar da sua PME para um negócio sustentável e bem-sucedido!
E você, quais estratégias usa para manter os pagamentos em dia? A gestão financeira é uma prioridade no seu negócio? Conte-nos suas dúvidas e experiências nos comentários!