Uma empresa é composta por várias pessoas, mesmo quando pequena. Funcionários, gestores, fornecedores, clientes…Todo mundo colabora para que o negócio permaneça em pleno funcionamento. Por isso manter o controle interno reduz os riscos no dia-a-dia da empresa.
Implantar um Controle Interno Reduz os Riscos no Dia-a-Dia da Empresa é a forma mais eficaz de tornar o gerenciamento de processos seguro, potencializando assim as qualidades da empresa.
Esse plano de organização não só oferece mais segurança, como também funciona como diretriz para o trabalho do contador e do auditor. Com isso, é mais fácil gerar relatórios assertivos, e que de fato servirão para a segurança e o desenvolvimento do negócio.
Se você possui uma empresa pequena, pode até achar que isso não se aplica ao seu negócio. Mas a verdade é que independente do tamanho do empreendimento, manter regulamentos e políticas internas é fundamental para a saúde do empreendimento.
Pequenas e médias empresas representam hoje uma parcela importantíssima da economia nacional, e o crescimento dessas empresas é cada vez mais expressivo, mesmo diante de um grave cenário de crise.
Sendo assim, é papel do gestor cuidar para que um controle interno seja instaurado, e ajude a organizar os processos, impulsionando assim o crescimento da empresa.
O controle Interno reduz os riscos no dia-a-dia da empresa, e será responsável por dar continuidade ao fluxo de operações realizadas dentro da corporação, gerando informações exatas que contribuem para uma melhor gestão e aprimorando os processos produtivos.
As formas possíveis de controle interno estão cada vez mais elaboradas, e promovem uma organização mais pontual, que consegue livrar a empresa de fraudes, riscos de falência, além de detectar com precisão eventuais falhas e erros. Assim, os gestores são capazes de tomar as devidas providências antes que a empresa seja de fato comprometida, pautados em dados seguros.
Imagine você o caos que seria se a sua empresa não tivesse nenhum tipo de organização. Se não houvesse normas internas, horário de funcionamento, postura ética. Podemos enxergar vagamente o caos que se instalaria, certo?
Pois, o mesmo acontece quando tratamos do seu processo administrativo. Se a sua gestão for pautada apenas no feeling, você corre grandes riscos. É importante gerar relatórios e manter a devida organização dos processos contábeis e administrativos, e é justamente nesse sentido que o controle interno reduz os riscos do dia-a-dia da empresa.
Uma das etapas mais importantes para o crescimento de uma empresa é a contratação e implantação de uma auditoria e de uma administração contábil. Mas essas duas áreas só conseguirão agir com precisão se puderem se pautar em um controle interno bem estruturado.
A contabilidade dentro da empresa deve atuar de maneira assídua pra garantir a veracidade das informações, e certificar que a saúde financeira e contábil seja garantida.
Mas sem informações reais e coerentes, esse trabalho não será eficiente e não trará os devidos benefícios para a empresa. Por isso o controle interno deve ser desenvolvido, e repassado para o departamento de contabilidade.
Trabalhando juntas, essas áreas poderão assegurar a devida qualidade e análise dos ativos, e garantir uma segurança mais concreta de todos os aspectos vitais da empresa.
Podemos encarar a implantação de um controle interno como sendo a última e uma das mais importantes etapas do processo administrativo. Como dito anteriormente, a empresa estará prevenida contra erros e ações fraudulentas, sendo capaz de identificá-las com antecedência.
Um bom controle interno identifica desvios, caso existam, e também aponta possíveis soluções para corrigi-los. Para isso, serão usadas três etapas fundamentais previstas em um controle interno bem estruturado:
Como você pode ver, um bom Controle Interno Reduz os Riscos no Dia-a-Dia da Empresa, assegura a saúde e a vitalidade de seu negócio.
Veja a Vers Contabilidade também nas redes sociais: