O Employee Experience é um sistema de gestão que a empresa oferece aos seus funcionários, ele objetiva tornar a empresa um bom lugar para se trabalhar, porém todo o sistema deve ser feito com base na experiência e vivência diária.
Afinal, não adianta vender uma imagem maravilhosa da sua empresa e da marca que ela produz, sendo que a realidade vivenciada dentro do ambiente empresarial não condiz com essa realidade.
Dessa forma, o Employee Experience busca através de ferramentas de gestão atrair os melhores talentos para se trabalhar, fazendo do ambiente de trabalho um espaço interessante e motivador.
Como vimos o Employee Experience quer capturar talentos para sua empresa, incentivando-os a trabalharem em um ambiente dinâmico, inspirador e agradável.
Ele busca olhar para o capital humano da sua empresa de forma diferente, com mais cuidado e atenção. Esse sistema surgiu com base na dificuldade de encontrar colaboradores ideais para trabalhar.
Afinal, com a crescente globalização, encontrar talentos tornou-se algo difícil gerando uma disputa acirrada entre as empresas. Dessa forma, elas começaram a criar um ambiente de trabalho chamativo onde as pessoas desejam trabalhar.
Com isso, os funcionários tornam-se mais engajados e motivados, melhorando significativamente a performance e os resultados da empresa.
Existe uma série de cuidados que devem ser tomados durante a implantação do Employee Experience na sua empresa, afinal não adianta divulgar um bom ambiente de trabalho e a realidade ser totalmente diferente.
Os principais cuidados a serem tomados são:
Portanto, a partir desses cuidados você conseguirá aplicar o modelo de gestão Employee Experience de forma eficaz. Além disso, para que o sistema seja duradouro durante longos anos, é preciso tomar algumas ações:
Portanto, para que o Employee Experience seja implantado de forma eficiente, é preciso sempre ficar atento ao ambiente de trabalho e dessa forma atrair cada vez mais os melhores candidatos para as vagas.
Com isso, mesmo após a contratação é preciso acompanhar a jornada do colaborador e auxiliar sempre que necessário durante a carreira dele dentro da empresa.
O sistema engloba desde a entrada do funcionário na empresa e toda sua experiência, incluindo resultados, metas, e objetivos futuros ao longo da sua jornada dentro da organização.
Dessa forma, para ser efetivo, o Employee Experience deve ser um sistema de gestão que atue a curto, médio e longo prazo, ou seja, ele precisa estar ativo a todo momento, de forma que o funcionário se sinta amparado.
Confira aqui e saiba mais sobre Empresa Familiar