Será que o modelo de franquia é um bom negócio? Na hora de empreender, os fantasmas da insegurança podem nos fazer pensar e repensar, o que não é totalmente ruim, pois tudo que desrespeita nosso dinheiro e segurança na hora de investir, requer atenção.
E em relação a segurança, investir em franquias pode ser uma boa opção. O modelo de franquias caracteriza-se por ser um sistema onde o franqueador concede ao franqueado, por meio de um contrato, o direito de uso de uma marca ou patente.
Isto inclui também a distribuição dos seus produtos e serviços e, eventualmente, tecnologias e processos de gestão e operação do negócio. Para se ter uma ideia, no ano de 2016, o setor faturou R$ 151,2 bilhões por meio de 142 mil unidades de mais de 3.000 redes, empregando 1,19 milhões de pessoas no Brasil.
A franquia é um bom negócio, pois se trata de uma alternativa que está relacionada a menos riscos. Nas franquias, o modelo de negócios já vem pronto para o empreendedor, não precisa tomar decisões difíceis, como portfólio de produtos, precificação, posicionamento, estrutura de processos e fornecedores.
As informações de mercado já são conhecidas, bem como os investimentos necessários e o tempo médio de retorno. Adicionalmente, a marca já está estabelecida e reconhecida.
Alguma franqueadoras, além de fornecer o modelo de negócio, também fornecem direcionamento, aconselhamento, educação e sistemas de gestão para apoiar o empreendedor a operar, da melhor forma possível, o seu negócio. Isso sem falar das trocas de experiências com os demais franqueados.
Os índices de mortalidade são significativamente menores que os de negócios próprios, 6% das franquias contra 23,4% das novas empresas em geral em um período de dois anos, apontam as pesquisas mais recentes;
A franquia é um bom negócio, pois há solidez e mais uma série de garantias, confira:
Conhecimento da marca que se pretende representar;
Satisfação e o retorno do negócio analisado pelos próprios franqueados que operam na rede;
Perfil da franqueadora e do franqueado;
Identificação com o negócio que se irá explorar;
Capacidade financeira de investir na implantação da operação;
Franquia é um ótimo negócio, mas contratar uma exige estudo, dedicação, empenho, avaliação por parte do candidato. O contrato de franquia é bilateral, onde há direitos e obrigações para ambas as partes, portanto, antes de assiná-lo o candidato à franquia deve ter feito a sua análise prévia.
Afinal, não se deve deixar para depois do contrato assinado e do investimento feito, a conclusão do que está sendo efetivamente contratado.
Eis um dos bons motivos pelos quais a franquia é um bom negócio. Além da análise da rentabilidade, vale comparar o retorno do capital investido com uma aplicação do mercado financeiro.
O retorno da franquia precisa ser de duas a duas vezes e meia maior. Então, se o empreendedor tem o capital investido no banco com rendimento de 1% ao mês, o negócio deve render 2% ou 2,5% ao mês para valer a pena.
Isso não é difícil de conseguir, as franqueadoras sérias costumam mostrar esses dados ou fornecer planilhas que ajudem o candidato, você no caso, a calcular o retorno.
Considerando esses aspectos, uma franquia é um bom negócio para você? Comente o que achou e não deixe de compartilhar essas informações com pessoas que assim como você, também querem empreender.