Saiba porque investir nas franquias brasileiras é melhor


maio 4, 2019 · admin

Em 1994, as franquias brasileiras foram regulamentadas, por meio da chamada Lei de Franquia. Desde o início, a concessão do direito de uso de uma marca, pelo franqueador ao franqueado, está em constante crescimento.

A crise econômica pode representar um motivo de preocupação para quem deseja empreender. No entanto, na contramão de diversos setores da economia, o mercado de franchising brasileiro é um campo fértil e representa um índice significativo para investimento, com faturamento de R$ 44 bilhões e crescimento de 5,1% no 3º trimestre de 2018.

cta-educação e franchise

Crescimento do franchising brasileiro

 O setor de franquias segue mostrando seu potencial de crescimento. De acordo com relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2014 e 2018 o setor de franquias teve melhora de 7,1% nos índices de confiança, retomada da expansão e investimento em inovação, que alavancaram o faturamento do setor.

Em relação a números, as franquias brasileiras tiveram o faturamento de R$163 bilhões em 2017. Os dados representam crescimento de 8% a mais do que no ano anterior, de acordo com a ABF. Ao final de 2017, eram 146.132 unidades, de 2845 redes de franquias atuando no país, entre empresas nacionais e multinacionais.

O desempenho do mercado de franquias brasileiras manteve o crescimento no primeiro semestre de 2018, com percentual superior a 6,8% registrado no mesmo período do ano anterior. Apenas nos primeiros seis meses de 2018, as franquias que atuam no Brasil faturaram R$ 79,5 bilhões, contra os R$ 74,4 bilhões faturados no primeiro semestre de 2017. A grande maioria desse número, entretanto, representa franquias brasileiras, dos mais diversos segmentos.

franquias brasileiras

Investimento no Brasil com as franquias brasileiras

O potencial do mercado de franquias brasileiras é validado pela segurança no potencial de sucesso do empreendimento, onde o franqueado é treinado previamente para realizar a gestão da franquia o que aumenta as chances de êxito do negócio. No mercado brasileiro, muitas franquias nacionais surgiram de startups que oferecem serviços bastante diferenciados, os quais conquistam nichos específicos de mercado.

O Brasil tem hoje cerca de 2,8 mil marcas de franquias espalhadas em todo o território nacional, com mais de 140 mil unidades instaladas. As possibilidades de empreender no país são diversas. De acordo com a ABF, há marcas em 11 segmentos de franquias no país. São eles:

  • Alimentação
  • Casa e Construção
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos
  • Entretenimento e Lazer
  • Hotelaria e Turismo
  • Limpeza e Conservação
  • Moda
  • Saúde, Beleza e Bem Estar
  • Serviços Automotivos
  • Serviços e Outros Negócios
  • Serviços Educacionais

O mercado de franquias também contribui para o aumento do número de vagas de empregos diretos para contratos intermitentes e temporários. A expectativa para 2019 se mantém positiva para franqueadores, e a previsão é que o crescimento do faturamento fique entre 8 e 10% e com geração de cerca de 5% de novos empregos.

Há espaço para os mais variados tipos de empreendimentos e o prazo de retorno do investimento varia de acordo com o seguimento, quanto menor o aporte inicial, menor o prazo para recuperá-lo. Mas é importante considerar qual a vocação do investidor antes de escolher o tipo franquia que irá investir.

Em 2019, a tendência é que as pessoas continuem empreendendo para driblar a crise. Nos últimos anos o Brasil tem estado na lista dos países mais empreendedores do mundo, inclusive, ficando à frete de países como Argentina, México e do agrupamento econômico BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Este artigo foi escrito por:  Sâmara Silva

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download

Conheça nossos E-books gratuitos