Com o rápido desenvolvimento da economia, ciência e tecnologia, a era da Inteligência Artificial (IA) chegou e exerceu uma enorme influência na vida cotidiana. Saiba sobre a inteligência artificial na contabilidade.
No que diz respeito à profissão contábil, muitos boatos surgiram comentando sobre a diminuição dos contadores em empresas.
Atualmente, surgem oportunidades para novas profissões relacionadas a inteligência de negócios, análise de dados, programação e modelagem financeira.
Dessa forma, a inteligência artificial na contabilidade deixa os profissionais da área atrasados quanto a tecnologia. Porém, será que eles são prejudicados?
A demonstração de resultados da profissão contábil resultará em perdas maiores do que em ganhos devido à transformação digital dos processos de negócios devido à incorporação da inteligência artificial?
A inteligência artificial é uma simulação do processo de pensamento e de coleta de informações realizadas pelos seres humanos.
Com isso, certamente as tarefas mecânicas ou os processos financeiros, administrativos e de conformidade para diferentes grupos de interesse podem ser realizadas de maneira mais eficaz.
Sabendo disso, a inteligência artificial na contabilidade gera um grande impacto para a área, porém surge com alguns benefícios e tecnologias mais eficientes.
Também, a inteligência artificial na contabilidade acelerará os processos de auditoria, pois as revisões que poderiam levar uma semana serão feitas em minutos, é claro, com a programação apropriada.
Portanto, é provável que as organizações reduzam o número de funcionários de contabilidade que realizaram tarefas mecânicas ou altamente rotineiras até o momento.
O medo é de os contadores nas empresas diminuírem cada vez mais, porém, essa não é uma informação real, pois a tecnologia não pode chegar no futuro sozinha.
Além disso, há profissionais dessa área que atuam no julgamento profissional – que é a capacidade de aplicar treinamento, conhecimento técnico e experiência para tomar decisões informadas nas circunstâncias apropriadas, para escolher o curso de ação a ser seguido.
Assim, a inteligência artificial na contabilidade, especificamente no julgamento profissional, não poderá ser totalmente aplicada.
Dessa forma, a inteligência artificial na contabilidade irá apoiar nos registros e nas atividades mecânicas ou de processamento.
No entanto, a última decisão sobre a avaliação, apresentação e divulgação de decisões de negócios em informações financeiras e a apreciação abrangente dos resultados da estratégia, ao criar valor para a organização, será por parte do profissional de contabilidade.
A profissão contábil será transformada nesse novo ambiente e passaremos dos usuários das ferramentas tecnológicas, aos designers de estruturas de informação.
Sabendo disso, você deve conhecer os profissionais especializados da Vers Contabilidade para obter o os melhores resultados e estratégias para sua empresa.
Dessa forma, agora que você sabe sobre a inteligência artificial na contabilidade, saiba sobre Compliance na contabilidade: o que é, para que serve e como colocar em prática.