Marketing 3.0: Aprenda a aplicar dentro da contabilidade


junho 22, 2016 · admin

Evoluindo com o Marketing

Na Revolução Industrial, a comunicação/ marketing era feito em massa, focada somente no produto, do qual era feito um tratamento generalizado e não havia personificação de produtos ou serviços. Na indústria e comércio, todos eram vistos como uma coisa só.

Não é novidade alguma de que no mundo de hoje, globalizado, seja possível que qualquer negócio, em qualquer segmento, possa prosperar de fato sem uma boa gestão de Marketing e, agora, após a evolução para o Marketing 2.0, que é centrado no consumidor, temos o chamado Marketing 3.0, centrado no ser humano, modificando a estruturação do fazer Marketing.

Após o mercado enxergar que o mundo se tornou mais conectado e interligado, foram surgindo novas possibilidades, obrigando as empresas a entenderem os consumidores de outra forma, em grupos específicos ou individualmente.

A partir daí, as formas de interação com o público foram divididas entre o Outbound (foco em atrair o público para consumo) e o Inbound (foco em relacionamento com consumidor). Além dessas duas formas, podemos classificar o Marketing com subdivisões que permeiam os objetivos das ações estratégicas, como por exemplo, o Marketing Direto e Indireto, o Social, o Endomarketing, Viral, de Conteúdo, entre outros, e, principalmente, o atualíssimo Marketing Digital.

Confira: Visão Geral sobre Marketing Digital Parte I

Já é sabido de que o Marketing tem extrema importância em qualquer tipo de empresa. Nele entende-se que a empresa deve buscar se organizar, em todos os sentidos, que vão desde sua estrutura física, até a retenção de cliente/consumidor.

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O Marketing 3.0 gera interação

Essa nova forma de interatividade vem à tona com uma nova visão de como lhe dar com o mercado de uma forma geral, pois nele percebemos não só um reforço na importância da geração de valores, além do uso constante da tecnologia como forma de interação, transmitindo a missão, visão e valores, tanto para os próprios funcionários da empresa e seus Stakeholders, quanto para os próprios consumidores.

Hoje vivemos na Era da Informação e das novas tecnologias, pelo fato de estarmos todos conectados através de dispositivos que permitem a interação contínua e instantânea, levando às empresas a buscarem uma compreensão maior sobre o Marketing em si.

Para que a empresa seja bem vista e tenha diálogo com o consumidor, é necessária que haja uma relação entre eles, além do próprio consumo, no qual a empresa realiza a gestão dessa comunicação, para então ofertar certo valor ao usuário de seus produtos ou serviços, sendo assim, produzindo conteúdos direcionados, com métricas bem definidas e o monitoramento de suas mídias, sejam digitais (computadores, celulares, tablets, painéis eletrônicos…) ou tradicionais (TV, rádio e mídia impressa).

Hoje em dia, assim como todas as áreas, o profissional e o escritório de contabilidade carecem de um aprofundamento das teorias e práticas do Marketing, principalmente do Marketing 3.0, produzindo com sustentabilidade, agregando valor ao serviço.

Devem-se também estreitar as relações com clientes, os enxergando como seres humanos, viabilizando para que o valor ofertado seja percebido e retribuído.

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Confira: Gerando valor à marca.

A VERS Contabilidade, por exemplo, aborda o Marketing 3.0, assim como o tradicional, utilizando as estratégias Outbound e Inbound, como um dos focais em geração de valor para o cliente, mantendo relacionamentos duradouros e praticando a interatividade.

Aplicando o Marketing 3.0

A aplicação do Marketing3.0 deve ser feita através da inclusão, ou seja, a organização tem de buscar a todo custo manter o vínculo com cliente, seja no início, durante ou após o processo, se relacionando ativamente e constantemente com seus Stakeholders e consumidores.

A empresa deve tratar seu cliente como um ser individual, e não mais utilizando padrões, relacionando-se de forma íntima, entendendo profundamente suas necessidades e desejos e, assim, terá muito mais facilidade para a retenção e até indicação de novos clientes.

É certo que a organização deve não só priorizar o relacionamento com seu público, como realiza-lo de forma pensada, estratégica e focada na fidelização dos mesmos, pois a fidelidade do cliente se faz mais positiva do que a conquista de novos, pelo fato do público fidelizado já conhecer tudo o que envolve a empresa e seus colaboradores.

Confira: 5 dicas essências para fidelizar seus clientes.

Dentro da área de contabilidade não é diferente. A interatividade com seus clientes e usuários deve ser feita de tal forma que viabilize uma conectividade permanente entre a empresa e seu público alvo.

Pelo fato da área de contabilidade exigir bastante confiança, o Marketing3.0 contábil se torna ainda mais necessário e decisivo no processo, pois o cliente se sente mais humanizado e mais bem informado, além de se sentir importante para a organização.

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