Mercado Concorrente: Entenda mais sobre concorrência empresarial


maio 10, 2017 · admin

Mercado Concorrente

O mercado concorrente é extremamente competitivo e isso não é novidade.

Todos nós sabemos que o mercado é baseado em oferta e demanda. Os dois itens são essenciais para o equilíbrio da economia.

Será através da oferta e da demanda que o mercado irá conseguir definir preço e quantidade a serem produzidos.

Na verdade, a própria concorrência é vista como uma forma de organizar de auxiliar o mercado na determinação de preços, padrões, dentre outros elementos.

As empresas necessitam do entendimento sobre a sua concorrência, além de entender sobre como funciona o mercado, para agir com foco e com maior chance de acerto em suas ações.

Ou seja, é imprescindível que o empresário saiba analisar toda a estrutura de seu mercado atuante, pois somente assim tomará as decisões certas para o negócio, com a segurança de se direcionar corretamente.

E é pensando nisso que criamos este artigo para esclarecer um pouco mais sobre o mercado concorrente e explicar como são classificados os seus componentes, tanto da concorrência perfeita e a imperfeita.

 

Concorrência Perfeita

Quando um produto é mais comum, como o sal, por exemplo, que é um recurso abundante e natural, existe muita oferta e muita demanda.

Existem inúmeras empresas que detém o direito da distribuição e venda do sal, além de ser um produto que é utilizado diariamente, por praticamente todos os consumidores, seja inserido em algum alimento pronto para consumo ou ao comprar um pacote de sal, no supermercado, para temperar comida.

Então podemos definir a concorrência perfeita como aquela em que o cenário mercadológico é composto por um grande número de consumidores e vendedores.

Por conta desse fato, nenhuma empresa ou consumidor tem o poder para influenciar o mercado concorrente, de forma individual.

CTA-abertura de empresa

Além disso, ocorre um grande equilíbrio entre as empresas, relacionado à grande quantidade de participantes do mercado, ou seja, os preços são estáveis e de acordo com a interação entre os componentes da estrutura de mercado.

Ainda que hajam muitas marcas de sal – ainda no exemplo anterior, as empresas têm o costume vender produtos homogêneos, desde o preço, proporcionando um bem-estar ao seu mercado, ou seja, não há diferenciação dos produtos – que é relacionado ao grande volume de toda estrutura de mercado.

mercado concorrente

Além de tudo, as empresas mantêm a transparência sobre os produtos e processos, para que haja harmonia para operar dentro do mercado.

Mesmo que as empresas se inserirem ou retiraram-se do mercado, sem que o mesmo seja afetado.

 

Concorrência Imperfeita

Quando existem uma única empresa ou poucas delas dominando o mercado, ou até consumidores que possam influenciar individualmente o mercado, chamamos de Concorrência Imperfeita.

Ou seja, são empresas e consumidores que podem influenciar diretamente no mercado e é permeada pelo monopólio, oligopólio e concorrência monopolística.

 

Monopólio

Quando falamos de monopólio, nos referimos a empresas únicas em seus respectivos mercados, que são compostos por vendedores únicos e muitos compradores.

Aqui são as empresas que determinam os preços de seus produtos, não deixando de atender a elasticidade da demanda.

Ou seja, são empresas que “comandam” o seu mercado.

mercado concorrente

Podemos citar o Google e o Netflix como exemplos. São empresas que, apesar de terem empresas concorrentes, são elas que definem as diretrizes de seus mercados.

Portanto, quanto maior o número de empresas competindo no mercado concorrente, menor será o poder de monopólio.

O monopólio pode estar em lei e licitações do Governo, em direitos autorais, em tecnologias, e em outros fatores. E ainda tem algumas práticas monopolistas que regem sua estrutura de mercado.

 

As principais práticas monopolistas são:


Cartel

Empresas que fazem parte de um mesmo setor se unem para a adesão de práticas comerciais de comum acordo, que pretende definir os preços, dividir mercado e gerir as matérias-primas.

Truste

Decorre quando há a união ou fusão de empresas e utiliza de práticas econômicas para aumentar os lucros através do aumento de preços de seus produtos e serviços.

Holding

O controle acionário é o que irá determinar as empresas dominantes no mercado. A empresa controladora, geralmente, realiza a compra de empresas menores (subsidiárias), tendo a maior fatia do mercado para si. E o controle é feito apenas administrativamente, ou seja, aqui não se produz nada, apenas administra.

 

Oligopólio

O regime de Oligopólio é bem parecido com o Monopólio, porém com a diferença de que o comando do mercado está em um pequeno grupo de empresas e não em uma única empresa.

Quer dizer que as empresas que detêm a maior parte do mercado serão responsáveis por definir preço e os demais elementos de acesso à marca.

 

Podem se dividir em dois tipos:

Oligopólio Puro: Aqui os produtos são homogêneos, ou seja, não há diferença entre eles, como o aço, por exemplo.

Oligopólio Diferenciado: Aqui os produtos têm certas diferenciações, como o cigarro, por exemplo.

As práticas de oligopólio são bem parecidas com as do monopólio (Cartel, Truste e Holding), porém com o acréscimo da prática denominada Conglomerados, que são empresas de setores diversos, sob o comando de uma Holding.

Um exemplo são os Correios, que passarão a atuar com o ramo de telefonia móvel, além das tradicionais correspondências.

 

Logo…

Desde a abertura da empresa deve haver a preocupação de identificar o seu próprio mercado, de forma correta, para evitar problemas futuros ou de longo prazo.

A competitividade proporciona oportunidades e toda empresa deve estar ligada no que tange a sua interação com o mercado.

Sem o entendimento do mercado concorrente, abrir uma empresa é suicídio. Então indica-se bastante cautela nestes estudos.

Então o segredo é estudar bastante todas as possibilidades, pois somente assim a empresa conseguirá entender como atuar e o volume de sua atuação.

 

E aí? Gostaram do artigo? Esclareceu alguma dúvida? Participe conosco e comente! Sua opinião é extremamente importante para nós!

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
online free course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course

Conheça nossos E-books gratuitos