Primeiramente: O que é uma franquia? A Franquia é uma rede de comércio onde o franqueador concebe ao franqueado o direito de usar sua marca. Desse modo, a franquia permite a capacitação de um alto nível de profissionais que buscam evoluir o negócio de um jeito prático e metodológico.
Ela permite maior interação entre o franqueador e franqueado, onde ambos buscam expandir a empresa por vários métodos. Além disso, o cliente se sente mais seguro com a disponibilidade e o sistema de negócios fornecidos e pela reputação da marca.
Por meio da Lei de Franquias (Lei nº 8.955, de 15/12/1994), que dispõe a liberdade das partes para contratar, mediante ao princípio de boa-fé, trazendo equilíbrio econômico conforme a legislação ordinária nacional.
Sendo assim, o sistema de franquias explora o crescimento da economia, aumenta o número de empregos, procura a evolução constante do mercado de trabalho, apresenta novos meios de tecnologia para ingressar de forma prática a produção e além de obter ganhos em grande escala.
Para fazer parte desse meio é importante trabalhar as estruturas de custos, a expansão da marca e os planos de negócio da empresa. Ou seja, ajustar o planejamento para alcançar as metas, sistematizar os processos e organizar os conhecimentos para aplicar na sua franquia.
A legislação estabelece de forma clara as responsabilidades das partes e a ausência de ligação trabalhista e fiscais entre o franqueado e o franqueador.
Deve-se ao fato de existir uma integração de tecnologia e franquia chamada auditorias, onde há modelos contábeis, fiscais e tributários por meio tecnológico. Isso, permite ao franqueado uma relação melhor entre ele e o cliente.
É necessário aplicar na sua franquia a gestão, que é uma metodologia utilizada para sistematizar seu planejamento. Além disso, um treinamento é fundamental para garantir que o modelo de negócio seja aprendido. O que pode reduzir o número de erros do serviço.
No mercado contábil, por exemplo, possui muita concorrência. Então possuir métodos diferentes para atrair o cliente e se destacar é fundamental para ter sucesso nos negócios.
Um ponto relevante a ser lembrado é que o franqueado possui total direito ao uso dá marca adquirida, pela licença e contratos estabelecidos pela franquia.
Aliás, a legislação dispõe todas os requisitos em que cada parte deve cumprir, não deixando dúvidas em como deve ser a relação entre o franqueado e o franqueador.
Existe também, um sistema que serve como mediador entre o franqueado o franqueador, chamado de franchising, que busca o auxiliar o diálogo entre ambas as partes e considera alguns ajustes nos negócios, permitindo a dinâmica empresarial.
A franquia também permite, um avanço em novos meios tecnológicos para melhorar os serviços de forma mais eficiente, pode aumentar o número de empregos e gerar várias trocas de experiência.
Além disso, possibilita a expansão do mercado, especialmente no quesito de globalização das comunicações. Onde franquias online podem ter um acesso imediato ao seu cliente e expandirem sua marca em qualquer canto do mundo.
Portanto não tenha medo de ter uma franquia, pois é um processo precisamente seguro, que pode ser investido pouco e se reverter em lucros altíssimos, fundamentado em legislação e permite sua evolução no mercado de trabalho.
Logo, você terá uma vantagem nesse mercado de trabalho por possuir um método diferente que se destaca nos negócios, percebendo seu público alvo e atraindo um maior número de pessoas.