Se você optou por adquirir uma franquia, pagar a taxa de franquia é um dos primeiros procedimentos que devem ser realizados. Por isso, ela deve fazer parte do seu planejamento de negócio.
Outro detalhe importante é buscar pelo ponto comercial, o ponto comercial é um dos detalhes mais importantes do negócio, e sua escolha implica diretamente na lucratividade.
Esses procedimentos importantes, devem ser realizados antes mesmo do futuro franqueado participar das etapas de análise, de negociações, números do mercado, dentre outras.
A taxa de franquia é o valor pago pelo franqueado para empresa franqueadora. Esse pagamento é o que permite que o candidato faça parte da rede de franquia escolhida.
Pagar a taxa de franquia é o que dá direito ao franqueado ao uso da marca e treinamentos iniciais. O novo franqueado, após pagar a taxa de franquia, poderá contar com o apoio e experiência da franqueadora para negociar uma boa localização para locação comercial.
Em alguns casos, pode haver ou não, a cobrança dos juros da franquia, que acontece em forma de pagamento mensal, ou já embutido o valor a ser pago pela taxa.
Com toda a experiência, as marcas conseguem obter melhores resultados no momento de definir o ponto comercial. As negociações são melhores realizadas pelas empresas franqueadores e possibilitam que o local ideal seja escolhido.
A credibilidade da marca e a experiência, podem resultar em redução de valores na locação do ponto comercial. Dificilmente, o candidato a franquia não conseguiria realizar todo o procedimento sozinho.
Podemos então, verificar mais uma das razões de pagar a taxa de franquia antes de buscar pelo ponto comercial.
A localização de sua franquia faz toda a diferença no potencial de vendas. Abaixo segue orientações de como escolher melhor o ponto comercial de sua franquia:
A localização de sua empresa pode determinar 50% do sucesso de seu empreendimento. O ponto comercial é um fator relevante, tanto para o seu retorno quanto para a marca que irá fechar contrato.
A definição do local é feita junto com a franqueadora, e as suas características devem enquadrar nas exigências da marca.
O local não é aprovado quando:
Esse questionamento deve ser analisado em diversos aspetos:
A escolha do shopping pela maioria dos franqueados é o fator segurança. Além disso é levada em consideração o grande fluxo de pessoas, estruturas praticamente prontas e estacionamento. Porém o custo é alto.
Os pontos positivos são: a flexibilidade de horário e a liberdade para realizar ações de marketing. Os custos geralmente são mais baixos e esse tipo de franquia exige menos recursos.
Já mencionamos que o ponto comercial é um fator importantíssimo para que negócio dê certo.
Além de atender as exigências feitas pela franqueadora, é necessário que o imóvel atenda outras necessidades, se por acaso ponto comercial deixar a desejar em algum aspecto, você poderá negociar um melhor preço com o proprietário.
Podemos concluir que para que a escolha do ponto comercial é feita em parceria entre franqueado e franqueadora, dessa maneira pagar a taxa de franquia é essencial para dar início ao seu negócio.