Você já teve a curiosidade de saber como abrir uma empresa? Todos aqueles que desejam de alguma forma montar seu próprio negócio procuram orientações sobre como fazê-lo. Ainda que você não tenha esse desejo, é interessante conhecer o mundo real do empreendedor. Hoje, o blog da Vers mostrará um pouco do passo a passo para abrir uma empresa.
Segundo a empresária Clara Menezes, que, hoje, é dona de uma empresa do ramo alimentício, há inúmeros desafios que, de certa forma, valem a pena. “É difícil, mas vale o esforço”, afirma.
Abrir uma empresa pode ser o diferencial para você conseguir ter uma carreira empreendedora.
Caso você seja de Belo Horizonte, ainda temos uma opção incrível para você, pois podemos fazer todo o processo de abertura gratuitamente. Basta clicar no botão abaixo para conferir:
Após o momento de decisão de abertura de uma empresa, o passo zero, antes mesmo do início propriamente, é realizar um planejamento do que deve ser feito.
O que tem que ser feito. O quanto vai ser gasto. Quanto tempo vai demorar.
De um modo geral, é importante que você saiba antes de mais nada o que esperar do processo como um todo. É válido nessas horas ler conteúdos como esse e até consultar pessoas que já passaram pela abertura.
Uma vez que você tenha se planejado, já pode começar.
O primeiro passo é realizar o registro na Junta Comercial da sua cidade.
O que é isso?
Uma Junta Comercial é o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas nos estados da federação. Será necessário obter um número de identificação do registro da empresa, o chamado NIRE.
Em seguida, com o NIRE nas mãos, o empreendedor deverá realizar a inscrição do CNPJ da empresa. Ao realizar a inscrição do CNPJ, ele estará inscrevendo sua empresa na Receita Federal.
Para realizar esses processos, será necessário ao empresário já ter totalmente estruturado o contrato social da empresa, que é o documento base de qualquer negócio. Esse documento será a alma da sua empresa, é nele que consta o capital social, por exemplo. Ele é ainda mais importante quando o negócio possuir sócios, pois determinará as responsabilidades, deveres e direitos de cada um.
Por sua vez, após a inscrição do CNPJ, que significa Certificado Nacional para Pessoa Jurídica, o empreendedor deverá ir até a Prefeitura para obter a liberação de funcionamento da empresa.
O passo seguinte é a inscrição estadual da empresa na Secretaria de Fazenda Estadual, onde será realizado o registro fiscal.
Outro registro deverá ser feito, mas, desta vez, na Previdência Social. O cadastro na Previdência incluirá o nome de todos os responsáveis. Finalizado o procedimento, deve-se retornar à Prefeitura para que seja solicitada a autorização de impressão de notas fiscais.
Ufa! Não é fácil, concorda? Uma vez realizados todos esses procedimentos burocráticos, sua empresa estará pronta crescer.
Apesar da burocracia, é, sem dúvida, mais confortável operar dentro da legalidade e sem dor de cabeça tanto para empresários quanto para funcionários. Todos ficam mais seguros e as garantias trabalhistas são asseguradas da mesma forma.
De um modo geral, esse é o passo a passo para abrir uma empresa. Logicamente, cada um desses processos exigem documentos diferentes. Alguns podem ser bem complicados e é importante que preste bastante atenção nisso.
Caso você tenha alguma dúvida no processo, é válido baixar e ler o nosso e-book completo sobre o processo de abertura de uma empresa.
No eBook, além de revisar os passos descritos aqui, vamos além e mostramos todos os documentos envolvidos no processo.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre assunto? Comente abaixo ou nos mande uma mensagem pelo contato!