4 passos para aprimorar a gestão da sua empresa


maio 18, 2015 · admin

Não é raro encontrar uma empresa funcional e que apresenta bons resultados, mas não alcança todo o seu potencial devido à falta de organização da gestão. Pensando nisso, resolvemos compartilhar hoje algumas pequenas dicas para que você, gestor, já possa começar a mudar isso, garantindo assim resultados melhores para a sua empresa. Vamos lá?

Tenha processos claros e bem-elaborados

Para os que desconhecem o que são os processos de uma organização, aqui vai uma explicação breve, mas muito adequada: tudo. Os processos que uma organização adota se refletem na forma como ela realiza todas as suas atividades. Ou seja, se você não tem processos claros e bem-definidos, seus funcionários (aqueles que deverão executar esses processos) não saberão fazê-lo ou não o farão da forma mais eficiente possível.

Uma organização deve dar atenção especial a seus processos, não só na hora de criá-los para que fiquem claros e objetivos, mas também na hora de mensurá-los, para se certificar de que estão gerando os devidos resultados ou perceber que precisam ser mudados.

Foque treinamentos e soluções

Encontrar problemas não é tarefa difícil para um gestor. Na realidade é uma das atribuições mais simples que lhe cabem. Entretanto, o papel que a grande maioria dos gestores desempenha é o de encontrar problemas e em seguida buscar o culpado, e é aí onde se encontra o erro.

Grande parte dos gestores, atualmente, ao se depararem com um problema, buscam em primeiro lugar encontrar o culpado para criticar ao invés de buscar a solução daquele problema e posteriormente, a criação de treinamentos (ou outros meios) para que aquele erro não ocorra novamente.

Bons líderes não devem buscar culpados, devem visar soluções e meios de implantá-las não só naquela situação especifica, mas também para todas as possíveis ocorrências do mesmo problema.

Utilize softwares de gestão

Alguns gestores, especialmente aqueles de PME’s (Pequenas e Médias Empresas), têm o péssimo hábito de achar que, dado o tamanho de sua organização, não precisam de um software de gestão. Entretanto, a grande maioria se esquece de que seu objetivo é (ou deveria ser) o crescimento, e quanto maior uma organização mais difícil, demorado e caro é implantar um software de gestão integrada.

É mais fácil (e recomendado) que o gestor abandone as planilhas no Excel (ou caneta e papel) no início de suas atividades, por isso quanto antes a organização adotar um software, melhor. Vale lembrar que um software de gestão, além de garantir maior segurança e integridade às informações, irá ajudar nos controles de caixa, estoque, clientes, entre outros, a depender da escolha feita por você.

Aproxime-se de todos seus colaboradores

Busque uma relação próxima com seus colaboradores, e clientes e fornecedores. Eles podem ser fontes de ideias e novos processos valiosos, que irão te garantir os mais variados benefícios. Crie o costume de ouvi-los e trabalhar suas sugestões.

As práticas que citamos acima são simples, e justamente por isso costumam ser deixadas de lado pelos gestores, que se esquecem do poder que as pequenas e boas práticas têm e do tamanho do resultado que podem gerar.

Qual das dicas acima você já havia adotado na sua organização?

Compartilhe conosco e até a próxima!

 

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free online course
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download

Posts relacionados

Conheça nossos E-books gratuitos