Saber a diferença entre periculosidade e insalubridade é um ato muito importante para manter sua empresa em conformidade com a lei.
Enquanto periculosidade é considerada uma ameaça que arrisca a vida do trabalhador no ambiente de trabalho, a insalubridade consiste em riscos ambientais acima do limite previsto por lei em um espaço profissional.
É um fato conhecido que certos setores e ocupações são mais perigosos do que outros.
Proteger os trabalhadores em condições perigosas é, portanto, um dos principais focos da área de segurança do trabalho.
A prioridade nas análises de periculosidade e insalubridade é dada aos trabalhadores nos setores e ocupações mais perigosos, como: agricultura, construção, mineração, naval ou onde relações ou condições de trabalho criam riscos específicos.
Dentre esses riscos estão: a exposição a agentes perigosos, substâncias químicas ou radiação, etc. Tudo o que envolve “danos graduais” ao trabalhador é chamado de insalubridade.
– As mortes e lesões ocupacionais e as doenças relacionadas ao trabalho têm um custo particularmente alto no Brasil, especialmente em locais onde um grande número de trabalhadores está concentrado nas atividades primárias e extrativistas mencionadas acima.
Ao longo de todo o mundo, a mudança no universo da segurança do trabalho está levando a:
Essas mudanças surgem com uma porcentagem maior de trabalhadores mais velhos e mulheres trabalhadoras.
As ferramentas tradicionais de prevenção e controle de riscos e perigos ainda podem ser eficazes, mas precisam ser complementadas.
– Isso deve ser feito através de estratégias de prevenção para antecipar, identificar, avaliar e controlar os perigos decorrentes do mundo do trabalho em constante evolução, que pode estar introduzindo novos perigos.
Como empregador, você deve garantir que seus funcionários tenham as informações, treinamento e supervisão necessários para realizar seu trabalho com segurança. Isso inclui:
Você também deve garantir que os comitês / representantes de saúde e segurança do trabalho de sua empresa compreendam seus deveres com relação a:
Além disso, você deve garantir que os gerentes e supervisores entendam seus deveres relacionados ao processo interno de resolução de reclamações, recusas ao trabalho e investigações e relatórios de acidentes.
Ao saber tudo sobre periculosidade e insalubridade, é importante saber que cada um deles oferece um adicional diferente ao salário do trabalhador.
Para evitar gastos desnecessários que podem prejudicar – e muito – a sua empresa, é essencial contar não apenas com segurança do trabalho, mas também com um orçamento planejado e que já inclua um gerenciamento de crise consistente.
A melhor forma de fazer isso e de ter a certeza de estar cumprindo com todas as leis, sejam de periculosidade e insalubridade ou de contabilidade, a melhor saída é sempre contar com ajuda profissional.
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