5 benefícios do trabalho focado em relacionamento com o cliente

agosto 18, 2020 · admin

Ter um escritório contábil de sucesso não é fácil. São muitos concorrentes e vários obstáculos. Para destacar a sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo é preciso ter um diferencial. E se você tem em mente que estar em dia com as obrigações é um diferencial, você está enganado. Qualidade deixou de ser diferencial e se tornou obrigação. Manter um bom relacionamento com cliente e atuar de forma consultiva é uma forma excelente de conseguir se destacar, gerando benefícios a todos.

Ao longo deste texto você vai entender porque trabalhar com foco no relacionamento com o cliente é tão importante, quais são os seus benefícios e como aproximar-se ainda mais do seu cliente. Continue a leitura!

 

Foco no cliente

O conceito de foco no cliente determina que uma empresa deve orientar todas as suas energias para atender as necessidades dos clientes de uma forma que os surpreenda positivamente, oferecendo uma solução que supera suas expectativas, o que vai levar a sua fidelização, isto é, a continuidade do relacionamento com sua empresa.

Hoje, investir no relacionamento com clientes é fundamental para toda a visão de uma empresa.

Focar apenas no operacional pode ser um erro fatal para seu escritório contábil. Bons serviços não bastam para conquistar os novos clientes, que estão cada vez mais conectados, informados e sem disposição para esperar.

 

Importância manter um bom relacionamento com cliente

Uma das bases para um bom relacionamento entre empresas e clientes é conhecê-los bem. Dessa forma, você consegue aprimorar as suas estratégias de elaborar serviços que realmente vão ser interessantes para ambos, atendê-los de forma mais eficiente e criar espaços de atendimento mais aconchegantes.

Esses são apenas alguns dos benefícios de conhecer os clientes e manter um relacionamento mais próximo, mas não são os únicos. Quer conhecer mais alguns? Então continue acompanhando!

 

5 benefícios do trabalho focado em relacionamento com o cliente:

1. A confiança promove a fidelização

O relacionamento mais próximo com seus clientes permite que os conheça melhor e com mais detalhes. Conhecendo bem o seu cliente você é capaz de prestar um atendimento personalizado e ele terá certeza que, sempre que precisar, será bem atendido. E a confiança é a principal base para qualquer negócio de sucesso.  Se você promove a confiança entre si, seu trabalho e seus clientes, eles lembrarão de você com mais frequência.

No segmento contábil existem vários escritórios e profissionais que prestam o mesmo tipo de serviço que você. A confiança é o primeiro passo para garantir a fidelização do seu cliente. Ela é muito importante, pois, além trazer segurança financeira a sua empresa, favorece a conquista de novos clientes.

Ao se sentir bem e satisfeito com os serviços prestados e produtos vendidos, dificilmente a pessoa vai procurar outro estabelecimento.

 

2. Bons relacionamentos proporcionam aumento na sua renda

Quanto mais longo for o relacionamento com seu cliente, mais valor você gera para seu serviço. É fundamental fazer um bom pós-venda, se interessando verdadeiramente em saber como o cliente está no convívio com aquilo que adquiriu.

“Está tudo bem?” e “Precisa de mais alguma coisa?” são perguntas básicas que ajudam a manter a confiança entre vocês e, consequentemente, desenvolve uma relação prolongada, que será baseada em valores positivos.

 

3. A fidelização de clientes custa menos que conseguir novos

Você já deve saber que é mais barato manter os clientes já conquistados em uma base do que conseguir novos não é mesmo?

Pense em todo o esforço envolvido na conquista dos seus primeiros clientes, quando precisou provar que era o profissional mais indicado para cuidar dos seus negócios e conquistar a confiança deles. Quanto tempo levou para alcançar esse a cartela de clientes que possui hoje?

Então, esforce-se para manter sua base de clientes por meio de bons relacionamentos. De nada adianta conquistá-los e perdê-los logo em seguida.

Caso esteja começando e em busca dos seus primeiros clientes, ofereça este cuidado e foco no cliente desde o primeiro atendimento.

 

4. Olhar mais assertivo

Cada indivíduo e negócio possuem características únicas que o diferenciam de outros. Isso significa que você não deve atender a todos os seus clientes da mesma forma. É preciso conhecê-los para que se possa personalizar o atendimento, tornando-o muito mais pessoal. Assim, fica mais fácil compreender quais são as necessidades específicas de cada um.

Desta forma você passa a ter um olhar mais assertivo sobre as necessidades de seus clientes. Aprenda a ouvir o que o seu cliente diz. Por meio dessa comunicação você identifica o que ele realmente precisa e consegue fornecer soluções de forma mais eficiente. Procure superar as expectativas em relação aos produtos e serviços oferecidos.

 

5. Constante consolidação da marca

Quando falamos de contabilidade, buscamos sempre um profissional que passe confiança e credibilidade. Assim, a tomada de decisão para contratar serviços contábeis se torna mais complexa. Muitas vezes os empresários procuram indicações para se sentirem mais seguro nesta escolha.

Portanto, uma vez satisfeitos, os clientes estarão divulgando sua satisfação com conhecidos. Pesquisas também apontam que os consumidores que chegam até a empresa com base em uma recomendação tendem a ser clientes de melhor qualidade, em termos de rentabilidade e probabilidade de serem fiéis.

 

Passos para construir um bom relacionamento com seus clientes

Trate cada cliente como se ele fosse único

Uma das regras de ouro do bom relacionamento com clientes é ouvi-los com muita atenção e tratar cada um deles como se fossem únicos.

A necessidade de cada pessoa é diferente de qualquer outra que você tenha atendido. Se você conseguir notar esta sutileza, pode ter a certeza de que já saiu à frente da concorrência.

Use uma linguagem adequada e saiba dizer não

O seu cliente tem que entender o que você fala. Use linguagens diferentes para indivíduos diferentes. Isto é o atendimento personalizado! Outra dica importante é aprender a dizer “não”. Nunca se comprometa com algo que você não poderá cumprir, pois a reputação da empresa será afetada.

 

Esteja sempre disponível e invista na qualidade do serviço

Quem nunca foi a uma loja e ficou esperando para ser atendido, sendo ignorado? Isso é muito ruim e, quando acontece, as chances dessa pessoa nunca mais voltar são enormes. Esteja sempre disponível. Se você utiliza aplicativos e outros canais de comunicação. Não deixe o seu cliente esperando quando ele chamar. Se não for possível atendê-lo imediatamente, faça uma breve saudação, mas não o ignore. Mostre às pessoas que existe uma preocupação com seu negócio e que você está ali para ajudá-lo.

 

O feedback do cliente é o seu melhor indicador de qualidade

Saber exatamente o que o cliente está achando da maneira como sua empresa se relaciona com ele é fundamental para desenvolver melhorias no atendimento ao cliente.

Pesquisas do tipo NPS Score são fáceis de fazer e podem ser gratuitas, bastando usar ferramentas de pesquisa online como Google Forms.

Agora que você entendeu a importância do bom relacionamento com o cliente, não perca tempo e comece já a aplicar este conceito no seu escritório.  Para auxiliar você na gestão do seu tempo e conseguir conciliar o trabalho operacional do seu escritório com dar uma atenção personalizada para seus clientes, clique no link abaixo e leia nosso artigo.

Como ser um contador consultor e não deixar de lado as obrigações operacionais

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