A Resiliência no Trabalho , seja inata ou aprendida, é um atributo essencial para o profissional moderno.
Em um mundo cada vez mais conectado, onde o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é cada vez mais difícil de se alcançar, não é de se admirar que os níveis de estresse, ansiedade e depressão estejam em alta.
De acordo com o Health and Safety Executive, o stress e a depressão relacionados com o trabalho representaram mais de metade dos dias perdidos devido a problemas de saúde.
Portanto, contar com as ferramentas certas pode otimizar a capacidade de o indivíduo lidar com problemas da empresa e, consequentemente, ser mais feliz e produtivo em seu trabalho.
Com o tópico da resiliência no trabalho atualmente sendo uma causa de debate para governos de todo o muito, muitos empregadores estão tentando abordar a saúde mental no local de trabalho.
– Com isso, eles estão incentivando longas pausas, revisando cargas de trabalho, oferecendo horários flexíveis e lançando iniciativas de saúde. Mas será que só é isso é suficiente para chegar lá?
Para saber a resposta dessa pergunta, primeiramente, é essencial compreender o que é resiliência no trabalho, de fato.
Ser resiliente em uma empresas significa permanecer em uma empresa próspera, apesar dos desafios emergentes.
– Especificamente, essa capacidade de se recuperar é semelhante à capacidade de resistir ao invés de desistir quando se está sob pressão ou dificuldade.
Em outras palavras, a resiliência é uma competência essencial para o gerenciamento de estresse!
O termo “obter resiliência no trabalho” pode ser definido também como a capacidade de estar ciente de uma situação, de seus riscos, de seus pontos fracos e fortes para se tornar capaz de lidar com ela e tomar decisões estratégicas.
Confira algumas dicas para dar a seus funcionários, ajudando-os a construir resiliência no trabalho:
Utilize o apoio social e a interação com seus colegas como força diária;
Lembre-se de que todo problema tem uma aprendizagem;
Evite se desesperar perante uma crise;
Comemore pequenas vitórias ao longo do seu caminho profissional;
Tenha metas realistas e um senso de propósito;
Cultive uma visão positiva de si mesmo.
Construir resiliência é uma forma de reduzir o estresse no trabalho e contribuir para um ambiente de trabalho mais mentalmente saudável!
Atualmente, as pessoas trabalham, também, sob a crescente influência dos sistemas de gestão de segurança.
– O estresse no trabalho pode não ser um fenômeno moderno, mas às vezes parece que as pressões da tecnologia, da cooperação, entre outras, alimentam a necessidade de um desenvolvimento contínuo.
Ainda que ele seja necessário, ele acontece naturalmente – e forçar seus funcionários em sua direção diariamente pode prejudicar sua saúde mental e sua segurança no trabalho.
Bons relacionamentos ajudam as pessoas a compartilhar ideias, a apoiar-se mutuamente e a criar planos para enfrentar os desafios do local de trabalho. Aposte em tê-los com seus empregados!
Os relacionamentos de apoio no local de trabalho são poderosos contribuintes para a resiliência profissional.
De acordo com vários estudos, funcionários contam com a capacidade de tolerar muito mais estresse quando têm uma relações de apoio com gerentes e colegas.
Além disso, a equipe precisa se sentir aceita e segura por você, sentindo sua preocupação de que eles estejam seguros e sejam apoiados em caso de emergência.
Assim sendo, construir resiliência no trabalho é algo dependente de uma boa gestão. Para conseguir se focar nisso, conte com os serviços da Vers Contabilidade, que permitem que sua cabeça esteja onde ela precisa estar: em sua empresa!
Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube