Serviços contábeis: técnicas de persuasão para vender mais


outubro 26, 2020 · admin

Todo empreendimento deve ter como foco os seus clientes. Isso porque, todo negócio depende deles para se manterem no mercado. E não é diferente com os escritórios de contabilidade para vender seus serviços contábeis.

Mas como oferecer os serviços contábeis para potenciais clientes e convencê-los a comprá-los e a não escolher os da concorrência? Se este é o problema que você quer enfrentar e resolver, veio ao lugar certo!

Vamos te ensinar cinco técnicas de persuasão de vendas que, ao serem colocadas em prática, farão com que o seu negócio decole. E aí, vamos lá?

 

O que são técnicas de vendas e persuasão?

Técnicas de vendas e persuasão são ferramentas utilizados por um comerciante e/ou vendedor para conseguir que o cliente diga “sim” aos seus serviços.

Mas atenção, para conseguir fechar um negócio é preciso se apresentar bem ao futuro cliente, mostrar a ele que você tem domínio e sabe sobre o próprio negócio, além de saber passar para ele as tendências do mercado e o porquê de ele ter que adotar certas medidas para que a empresa dele prospere.

Neste sentido, as técnicas de vendas e persuasão são a chave para transmitir todos os pontos citados anteriormente ao público interessado. Afinal, persuadir – neste caso – não é nada mais nada menos do que melhorar a sua comunicação com o futuro cliente e fazê-lo sentir que realmente precisa dos seus serviços de contabilidade, entende?

 

Por que você deve colocar estas técnicas em prática para vender serviços contábeis?

Nós sabemos que existe uma grande dificuldade no mercado para vender serviços contábeis, principalmente, para pequenos e médios escritórios que não contam com uma equipe especializada em vendas, como é a realidade do nosso país se considerarmos o fato de que os contadores empreendedores devam, si próprios, assumirem a tarefa de vender contabilidade.

Logo, saber utilizar estas técnicas para vender os serviços e captar clientes é essencial para que o seu negócio siga em constante crescimento. Além disso, estar atento às estratégias de marketing digital ou não, também faz a diferença na hora de prospectar um novo cliente e deixar a concorrência para trás.

Mas agora vamos ao que realmente nos interessa: as técnicas de persuasão para vender serviços contábeis. São elas:

 

1. Call to action (chamada para ação ou CTA):

É uma técnica de venda e persuasão mais voltada para o marketing digital. São frases que, depois de um conteúdo de valor bem colocado e que apresente, com coerência, os seus serviços prestados, chama o seu possível cliente para conhecer melhor o seu negócio, seja o direcionando para seu site ou, até mesmo, para o contato direto com você por e-mail, WhatsApp ou ligação.

Logo, ao utilizar essa técnica, lembre-se de focar na vantagem que o seu serviço tem a oferecer ao cliente. Você deve passar a ele a ideia de ganho e destacar o diferencial dos seus serviços contábeis.

Ah! Só mais uma dica bônus: se dirija a ele de forma leve, nada de termos muito técnicos e pesados. Passe a ele a ideia de que por mais que os serviços possam parecer difíceis, você consegue resolvê-los e, melhor ainda, sem levar “dor de cabeça” a ele.

 

2. Pastor:

A técnica pastor é uma das mais utilizadas e de melhor impacto para você apresentar suas propostas de serviços contábeis aos futuros clientes. Isso porque ela consiste em apresentar um panorama geral sobre o negócio do seu potencial cliente e fazer com que ele possa imergir em seu próprio negócio.

Com essa técnica você agrega, também, mais valor aos seus serviços, mostra a sua dedicação em conhecer sobre o negócio que pode ser seu cliente e pode dar uma visão ampliada dos problemas que identificou, as consequências que eles podem acarretar e a cartada final: as soluções!

 

3. Rapport:

Essa é uma técnica mais voltada para aplicações conjuntas, ou seja, quando você tem que apresentar e vender os seus serviços contábeis para um grupo de possíveis clientes ao mesmo tempo.

Pode ser aplicada, por exemplo, em uma primeira reunião em que o cliente vai te apresentar o que ele precisa. Assim, vamos te dar quatro dicas para por ela em prática:

–  Saiba escutar, com atenção, o que o cliente e os demais presentes na sala têm de demanda.

– Chame todas os presentes pelo nome e utilize o mesmo tom de voz do cliente. Isso te permite ter mais afeto e abertura com eles.

– Seja positivo e diga o menos possível a palavra “não”. Saiba ponderar o que você consegue fazer, mas não dê respostas negativas logo “de cara”. Mas seja sincero e transparente em suas colocações.

–  O seu corpo fala! Por isso é muito importante estar atento à linguagem corporal, à postura e sempre demonstre interesse.

 

4. Ancoragem:

Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, o efeito de ancoragem é exatamente isso! É a capacidade que as pessoas têm de se “ancorarem” a algo ou característica que já viram em algum local e é muito influente no processo de tomada de decisão.

Logo, aqui é preciso estar atento para que, no primeiro contato com o cliente, você consiga se ancorar em uma imagem positiva e de eficiência, certo?

 

5. Uso de gatilhos mentais:

Aqui é preciso se atentar aos argumentos que sejam capazes de se conectarem a mente do seu possível cliente e que o faça tomar decisões favoráveis à sua venda de contabilidade. Nestes casos, você deve prezar pelos seguinte gatilhos mentais:

– Compromisso;

– Coerência;

– Reciprocidade;

– Afeição;

– Autoridade.

A persuasão para vendas é necessária para que uma negociação seja bem-sucedida, pois é por meio dela que você consegue se destacar da concorrência, mostrar o seu valor para seus serviços contábeis e, principalmente, pode fazer você ser capaz de reverter situações complicadas.

Mas não é só isso, é a sua capacidade de persuasão que vai fazer o cliente a fazer o melhor acordo que você quer: o de escolher o seu negócio para cuidar do negócios dele. Então não se esqueça de nenhuma técnica acima e vá com tudo, pois você é capaz!

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