Ampliar o setor responsável pelas finanças da empresa com a terceirização do departamento financeiro, é prática comum entre as pequenas e médias empresas para não ter que arcar com os gastos de um departamento interno e ainda contar com profissionais especializados.
Nos dias de hoje, cada vez mais empreendimentos estão apostando na terceirização do setor financeiro, que aliás, pode ser integrada à contabilidade pela mesma prestadora de serviços.
Isso otimiza as práticas contábeis e administrativo-financeiros ao máximo, além de integrá-los, deixando a gestão do empreendimento mais fácil e exata ao empresário, não demandando todo o tempo de sua dedicação para isto. Entenda mais no artigo.
A terceirização do departamento financeiro consiste em delegar todas as tarefas desse setor a uma prestadora que cuidará delas, consequentemente, os empresários e os sócios ficarão livres desta área, e poderão focar nos negócios.
É bem parecido com a terceirização contábil, quando o empresário confia toda a área a um escritório de contabilidade. Assim, o trabalho dos responsáveis pela empresa fica apenas na análise final dos dados junto ao contador e repasse de informações para que as atividades sejam feitas.
Na execução, a terceirização do departamento financeiro passa por 4 etapas.
O negócio que terceiriza tem seus procedimentos e fluxo de trabalho financeiro e administrativo, analisados pela prestadora, que precisa conhecer o funcionamento do empreendimento.
Então, além de avaliar e dar início às atividades, ela pode sugerir mudanças e melhorias para aplicar correções.
Após a etapa anterior ser concluída e serem feitos os alinhamentos, a terceirização pode iniciar de forma correta e dar continuidade.
Mensalmente, a empresa contratada para cuidar das finanças entrega relatórios do que acontece e ferramentas que auxiliam a tomada de decisões. Essas informações são importantes para que o responsável enxergue o andamento da gestão financeira, acompanhe o trabalho da terceirização e analise resultados.
Por exemplo, o fluxo do caixa, além de deixar visíveis todas as movimentações de valores, contribui com os empreendedores em pontos como:
Prever necessidade de capital de giro;
Acompanhar os indicadores financeiros;
Avaliar as despesas do negócio individualmente e diante das receitas e lucratividade.
Mesmo que tudo esteja em ordem e sendo feito após as etapas de planejamento e start, uma terceirização competente, continua ajudando o negócio na manutenção de uma boa gestão.
Através da assessoria proativa, a prestadora ajuda a empresa a observar os relatórios, e respostas deles e ainda orienta o negócio em estratégias para melhorar os resultados.
Ao confiar em uma empresa que faça uma boa terceirização do departamento financeiro, sua empresa está exposta a alguns benefícios, confira:
Terceirizar o setor financeiro de maneira integrada custa bem menos do que contratar novos funcionários, arcar com os custos trabalhistas mensais e as verbas rescisórias em casos de demissão.
Além de ampliar os conhecimentos na área das finanças e gerenciamento, a terceirização aplica também uma estrutura tecnológica na empresa que terceiriza suas rotinas.
Quando o empresário está analisando as contas a pagar, por exemplo, provavelmente ele está deixando de fazer outras coisas. Ao delegar esta tarefa a outra empresa, o empreendedor tem a oportunidade de desenvolver estratégias de vedas, estar mais próximo dos funcionários, e entre outros.
Uma das funções de uma prestadora de serviços financeiros é assessorar a gestão financeira do empresário, além da execução das tarefas e da entrega dos relatórios.
Ou seja, o negócio pode contar com a sagacidade contábil e de gestão junto aos relatórios recebidos.
Ter uma empresa que cuide do financeiro deixa tudo mais organizado. Então, isso qualifica as projeções de caixa, a avaliação das despesas e as análises para decisões de investimentos e outras ações.
Fazendo o controle financeiro através dos serviços de terceirização financeira, fica mais fácil delegar os valores que sobram, para poder investir.
Agora você entende mais sobre a terceirização do departamento financeiro, e entende que é confiável apostar neste serviço. Gostou do conteúdo? Então comente o que achou e compartilhe.
Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube