Univers: 7 Ciclos do Empreendedorismo


outubro 7, 2019 · admin

No dia 02 de outubro de 2019, a UNIVERS participou da Quarta Empreendedora no Wework. O tema da palestra foi: 7 Ciclos do Empreendedorismo.

Você conhece os ciclos do empreendedorismo?

Eles são os 7 pilares essenciais para uma boa administração de empresa, sabendo-se que, o que fará a diferença na gestão, são os 7 departamentos funcionando em sintonia, e não apenas um único dentre eles em destaque. Os departamentos essenciais são:

  1. Core Business
  2. Mindset Empreendedor
  3. Marketing
  4. Vendas
  5. Finanças
  6. Tecnologia
  7. Gestão de Pessoas

Quer saber um pouco mais sobre cada um deles?

CORE BUSINESS

Entender com profundidade o seu Core Business, ou seja, o seu negócio fim, é o primeiro pilar na jornada de uma boa administração da sua empresa. Conhecer a fundo e dominar sua área fim, fará com que você adquira um diferencial competitivo no mercado, em relação à sua concorrência.

MINDSET EMPREENDEDOR

Neste ciclo, é importante pontuar algumas questões: Abstenha-se de suas Crenças Limitantes (Ex: “Eu não consigo!”, “E se der errado?”, “Eu não sei fazer!”, “Não tenho tempo.”, “Tem que ter sorte para ter sucesso!”, “Impossível fazer!”); Esteja sempre disposto a se auto-motivar, afinal, você é a única pessoa responsável pelo sucesso de seu empreendimento; Faça bom uso de suas habilidades e disponha dos recursos necessários para continuar investindo em seu negócio.

MARKETING

O Marketing como estratégia de negócio veio se desenvolvendo desde a época da Revolução Industrial. Atualmente, experimentamos o Marketing 4.0, que tem como objetivo atrair o consumidor a partir de conteúdos
relevantes e segmentados. A força propulsora dessa estratégia é a internet e o conteúdo gerado nela. Trabalhando em conformidade com a segmentação e relevância de conteúdo para cada público, é possível observar a reação positiva do mercado atingido, que é atraído e não incomodado com as ações. No marketing atual, consumidores ainda têm o valor como premissa de aceitação e, por isso, deve ser bem perceptível nas ideias e ideais de uma instituição, que a missão, visão e os valores da mesma estejam de acordo com o que seus principais clientes estão buscando na hora de contratar.

VENDAS

As vendas de uma empresa podem ser:

  1. Vendas B2B – Business to Business – Termo utilizado quando o consumidor de uma empresa é outra empresa.
  2. Vendas B2C – Business to Consumer – Ao contrário do B2B, o principal consumidor deste segmento é o cliente final.
  3. Simples: São aquelas realizadas em lojas de shopping, por exemplo. Os compradores já alimentam o desejo de comprar algum produto e o vendedor apenas cria urgência, utilizando algumas técnicas de fechamento. Como por exemplo, fechamento de suposição.
  4. Complexa: As técnicas de fechamento não possuem muita eficácia. Técnicas consultivas geram melhores resultados. Os vendedores utilizam técnicas como o SPIN Selling, sendo: S – Situação | P Problema | I – Implicação | N – Necessidade de solução
  5. Inbound: Tipo de venda onde os contatos chegam através de conteúdo relevante, entram em um funil de vendas e percorrem um caminho. Os contatos serão nutridos pela equipe de marketing com o objetivo de entenderem a importância do seu produto e fecharem negócio com você.
  6. Outbound: É um modelo mais caro e complexo de vendas e exige um trabalho mais extenso para familiarizar o cliente com a sua empresa. O papel educacional do vendedor é ainda maior quando a venda é outbound.

FINANÇAS

• Balanço Patrimonial
• DRE – Demonstração de Resultado do Exercício
• Fluxo de Caixa

É importante dizer que você, como empreendedor, não precisa saber fazer, e sim, ler e entender as informações contidas nos relatórios.

TECNOLOGIA

• CRM de Vendas
• ERP Financeiro
• Plataforma de Automatização de Marketing
• Omnichannel
• Comunicação via Machine Learning
• Inteligência Artificial
• Blockchain
• IOT – Internet das coisas

GESTÃO DE PESSOAS

Análise Comportamental:

É uma abordagem de avaliação, que consiste em observar qualidades e defeitos, pontos fortes e fracos e virtudes e vulnerabilidades presentes em cada um de nós.

• People Analytics: Processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores, com o intuito de contribuir para a tomada de decisão em uma empresa, antecipando tendências e aprimorando a
estratégia.

• Motivação Intrínseca: Está relacionado à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo diante de adversidades. Este tipo de combustível se relaciona aos interesses individuais e que podem ser alterados apenas por escolha da pessoa.

• Motivação Extrínseca: Está conectado ao ambiente, às situações e aos fatores externos, como por exemplo,
premiações de campanhas para a equipe comercial ou o bônus oferecido para vendedores que alcançarem determinado valor de faturamento.

Enfim, agora você já sabe os 7 Ciclos do Empreendedorismo. Caso tenha interesse em ser dono do seu próprio negócio ou caso tenha interesse em reorganizar a forma como aplica a gestão em seu empreendimento, esperamos que o artigo de hoje tenha sido relevante. Contamos com você em nossa próxima palestra UNIVERS.

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