Essa é uma dúvida muito frequente que os nossos leitores possuem, e de um modo geral, a grande maioria dos empreendedores, principalmente os que estão iniciando sua carreira.
Será que a minha empresa precisa de uma consultoria contábil?
Para entender sobre o assunto, é válido começar entendendo qual é a finalidade de um processo como esse.
Em primeiro lugar, é de suma importância entender o que é contabilidade.
Contabilidade é uma das ferramentas principais de gestão de qualquer empresário hoje no mercado.
Um empreendedor que utilizar bem essa ferramenta possui a tendência de não sofrer dificuldades no processo operacional da empresa, pois as informações propostas nas demonstrações contábeis serão o radar ou o GPS para dar direcionamento nas tomadas de decisão.
Muitas das pequenas empresas ainda não utilizam essa ferramenta, e por isso, os empresários que a utilizarem como guia sairão bem na frente dos demais. E sabemos que em um mercado extremamente competitivo no qual estamos inseridos, isso é crucial!
É o que sempre falamos aqui, a contabilidade ajuda no planejamento financeiro: a alma de todo negócio.
O grande papel da consultoria contábil é o de fornecer as informações contábeis, de forma com que o contador consiga extrair todas as informações necessárias para o seu cliente.
Além disso, é função da consultoria colher adequadamente os dados para lhe fornecer tais informações.
Ao mesmo tempo, o papel da consultoria contábil também é o de fazer com que o cliente consiga enxergar o que está sendo descrito nas demonstrações, entendendo completamente a visualização dos dados de sua empresa e assim tomar as melhores decisões.
A consultoria contábil nasce no pré-projeto do empreendimento, mas não se restringe a isso. De um modo geral, esse serviço é indicado para 2 situações:
Caso você esteja em alguma dessas fases, é válido conversar com um dos especialistas da Vers para avaliar o que pode ser feito pela sua empresa:
Por que essas 2 situações são as fases recomendadas para se ter uma consultoria contábil?
É muito comum que a partir da existência de uma a ideia, o empresário busque um escritório de contabilidade para poder avaliar a viabilidade de montar e tocar o negócio, verificando sua viabilidade e montando um plano de negócios.
A consultoria contábil então irá lhe mostrar se esse plano de negócios é viável ou não; se é o momento correto para se construir essa empresa e o lugar mais indicado para que isso ocorra. Tudo isso de um ponto de vista contábil.
Para o empreendedor que quer começar o seu negócio, o profissional de contabilidade é um dos principais parceiros que deve ser procurado, pois as vezes ele não possui nenhuma ideia sobre taxas e impostos que podem até inviabilizar o negócio.
Deve-se ir a um contador para ele possa fazer um estudo de viabilidade e explicar todas as particularidades do processo empresarial.
Tendo feito essa análise, construindo o plano de negócios, sendo viável o projeto, inicia-se o processo de constituição dessa empresa.
O processo de constituição de empresa, hoje, no Brasil, gira em torno de quinze dias até que se consiga o CNPJ.
A partir dessa informação, o empresário passa a ter algumas obrigações preestabelecidas pela legislação municipal, estadual e federal, e essas obrigações geram algumas penalidades caso não sejam cumpridas de maneira adequada.
É de fundamental importância que todas essas obrigações, pós-constituição do CNPJ, não incorram em nenhuma multa para o empresário ou que lhe tragam algum prejuízo que estava fora do escopo do plano de negócios inicial.
Uma vez que o processo de constituição da empresa estiver terminado, o serviço se transforma em uma manutenção vinculada aos relatórios contábeis.
A consultoria contábil é a chave para que o empreendedor não tenha surpresas na hora de se relacionar com os impostos do governo.
Caso você queira entender mais sobre como funciona o processo de abertura de empresas, confira o nosso eBook gratuito sobre o tema:
Em nosso país, um ponto de grande dificuldade para a maioria dos empresários é a questão tributária.
O governo acaba sendo o sócio do seu negócio. Às vezes, ganhando até mais do que o próprio empresário.
A carga tributária chega a trinta por cento. O empresário acaba ganhando só dez por cento da rentabilidade do local,portanto, o governo acaba ganhando mais que o próprio empreendedor.
A escolha de um bom profissional contábil vem na hora de conseguir otimizar e reduzir esses encargos tributários de uma forma legal, ou seja, em conformidade com todas as leis.
Hoje em dia, temos a visão de que se não sonegarmos uma boa parte de nosso faturamento não iremos sobreviver.
E a tecnologia está vindo cada vez mais apurada, cruzando dados bancários com o governo federal…
Qual é a saída para poder tentar fugir de uma determinada carga tributária abusiva?
Procurar uma consultoria contábil que consiga achar e enquadrar o melhor tipo de tributação. Isso porque, no âmbito federal, temos três tipos diferentes de tributação:
Às vezes, a escolha errada dessa tributação pode ser o grande problema para a viabilização do seu negócio.
A escolha de um bom profissional contábil, irá ser capaz de lhe ajudar nesse quesito: é ele quem vai definir o melhor tipo tributário para o início da sua empresa e também se continua sendo viável permanecer nesse tipo no decorrer do desenvolvimento de seu empreendimento.
A situação e o mercado mudam constantemente,e portanto, a modalidade tributária está também em constante alteração.
Para todo o momento você ter a certeza que está pagando o mínimo possível de tributo e maximizando cada vez mais a sua margem de lucro.
Isso só é possível com a ajuda de um consultor contábil, responsável por analisar todos os aspectos do seu negócio e lhe mostrar o melhor caminho, como um GPS.
Gostou do conteúdo? Acredita que a consultoria contábil é o negócio certo para a sua empresa? Venha conversar conosco ou deixe uma mensagem abaixo!